Queijo será mostrado em SP

Leia em 2min

O Sul de Minas Gerais é pioneiro na fabricação de queijos finos no Brasil. O ofício artesanal foi trazido por imigrantes dinamarqueses no início do século passado. Laticínios da região do Campo das Vertentes foram os primeiros do país a fazer e comercializar os queijos camembert, brie, gorgonzola e prato. Há cerca de 10 anos a região saiu novamente na frente e lançou o Bleu de Bresse, queijo de mofo azul por dentro e mofo branco por fora, uma mistura de brie com gorgonzola, original da província francesa de Bresse.

Produtos desta centenária região queijeira serão apresentados na Apas 2012 - Feira de Negócios em Supermercados, de 7 a 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Nove laticínios apoiados pelo Sebrae em Minas Gerais irão mostrar a variedade de tipos como gorgonzola, camembert, brie, gruyère, minas frescal, provolone, requeijão, doce de leite, além de outros tipos de queijo e derivados de leite, como iogurtes sem lactose.

O Laticínio São Vicente será um dos representantes do Estado na feira. Remanescente do Laticinios Campo Lindo, vendido no final da década de 80 para a Polengui, empresa do grupo francês Soparind Bongrain, o São Vicente iniciou as atividades em 1994. "Meu avô, Paul Bartholdy, fundou a Campo Lindo nos idos de 1930", conta o proprietário e herdeiro da terceira geração de queijeiros dinamarqueses do Sul de Minas, Paulo Gribel.

Com duas fábricas na região, uma em São Vicente de Minas e outra em Ritápolis, a empresa é a segunda maior fabricante de queijos de mofo branco e gorgonzola do Brasil. Tem clientes em todo o território nacional, mas, assim como os outros oito laticínios apoiados pelo Sebrae, quer expandir vendas para o eixo Belo Horizonte-Rio-São Paulo.

As empresas desenvolvem operações independentes, são concorrentes, mas têm um diferencial competitivo: a cooperação gerencial. Elas fazem compras conjuntas e compartilham informações estratégicas, porque sabem que unidas têm mais chances de melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos negócios no mercado.

Há três anos, os laticínios participam de projeto do Sebrae que reúne ações voltadas para a redução de custos, capacitação em gestão, qualidade e segurança do alimento, inovação e negócios. Nestes dois últimos quesitos, por exemplo, o grupo conseguiu aumentar em 197% (2009-2010) a participação de produtos diferenciados (saudáveis e funcionais) no faturamento total. O projeto atinge os municipios de Lavras, Passa Tempo, Cruzília, Ingaí, Luminárias, Perdões e São Vicente de Minas. (ASN)


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Teka fecha no azul após ação contra a União

Uma ação judicial favorável à empresa de cama, mesa e banho Teka, sediada em Blumenau (SC), ...

Veja mais
Fim de contrato afeta lucro da Arezzo

A rescisão de um acordo comercial com seu principal agente de fornecimento, a Star Export, comprometeu o resultad...

Veja mais
A modernização da antiga Granado

Companhia centenária investe em imagem retrô para conquistar clientes sem perder os antigos Velha conhecid...

Veja mais
Depois de abandonada, Forno de Minas renasce das cinzas

Vendida para a General Mills em 1999, produtos foram retirados do mercado pelos americanos Quando, há três...

Veja mais
Governo vai reduzir Imposto de Renda sobre PLR, informa ministro

O governo decidiu que vai reduzir o Imposto de Renda cobrado sobre a participação nos lucros e resultados ...

Veja mais
PepsiCo vai associar-se ao Twitter para atrair jovens

PepsiCo fechou uma parceria com o Twitter para transmitir por internet shows de música ao vivo aos consumidores q...

Veja mais
Na rede social, Brasil está no básico

O apresentador chama a "ajudante de palco", em trajes mínimos, e suplicando, pede uma ajuda aos telespectadores. ...

Veja mais
Comitiva da CNA visita portos chineses

Infraestrutura portuária em dois importantes portos da China e o sistema de transporte de uma das maiores transpo...

Veja mais
Queijo obteve reconhecimento de indicação geográfica

Está oficializado: o queijo minas artesanal tipo canastra é aquele produzido somente por sete municí...

Veja mais