Produção de milho impulsiona a safra de grãos brasileira a 160,06 mi de t

Leia em 2min

A projeção otimista para o crescimento do milho primeira e segunda safra motivou a revisão para cima da safra de grãos 2011/2012 divulgada ontem. O levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a safra de grãos deve chegar a 160,06 milhões de toneladas. Apesar de o número ser considerado expressivo pela Conab e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é 1,7% inferior ao resultado obtido na safra 2010/2011, quando atingiu 162,80 milhões de toneladas.

"A safra passada foi uma supersafra, esta é muito expressiva. Se não tivéssemos a estiagem impactando nas lavouras do sul, repetiríamos a safra de 2010/11", salientou o secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha. A projeção de área plantada é de 52,06 milhões de hectares, 3,6% maior do que a cultivada na safra 2010/11, de 49,80 milhões de hectares. Isso representa um aumento de 1,81 milhões de hectares, de acordo com os dados do oitavo balanço da safra 2011/12.

As maiores reduções foram verificadas na soja, que apresentou queda de 8,64 milhões de toneladas, e no arroz, cuja retração foi de 1,81 milhão de toneladas. O recuo se deve principalmente às condições climáticas não favoráveis, principalmente no período entre 15 de novembro de 2011 e 15 de janeiro de 2012, que afetaram mais as lavouras, sobretudo nos estados da Região Sul, parte da Sudeste e no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Em compensação, para o milho segunda safra, a previsão indica crescimento de 40,5%, equivalente a 8,70 milhões de toneladas.

Entre as principais culturas de verão, as de milho de primeira e de segunda safra apresentam crescimento, com destaque para o milho de segunda safra, que cresceu 21,7% ou 1,280 milhão de hectares, e do milho de primeira safra, com ganho de 4,6% ou seja, de mais 366 mil hectares.

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também revisou para cima a produção brasileira de grãos em 2012. Entre março e abril, o levantamento apontou uma alta de 0,5%, totalizando uma safra de 159,3 milhões de toneladas, de acordo com o gerente de Coordenação de Agropecuária, Mauro Andreazzi. Os produtores buscaram ampliar a área plantada de milho para recuperar os prejuízos com a estiagem na safra de soja. O levantamento mostra que no Mato Grosso do Sul a área plantada aumentou 39,6%, para 1,140 milhão de hectares.



Veículo: DCI


Veja também

Setor de comidas prontas em alta

As pessoas que optarem, no próximo domingo, por reunir a família em um tradicional almoço em casa p...

Veja mais
Coty se une a Buffet e eleva oferta pela Avon

A Berkshire Hathaway, empresa do megainvestidor Warren Buffett que apoia a tentativa da fabricante de cosméticos ...

Veja mais
Natura tem produtos barrados na alfândega

A Natura, indústria brasileira líder de mercado no setor de cosméticos e higiene pessoal, afirma es...

Veja mais
Safra de grãos no Estado tem recuo de 27,1%

A seca no Rio Grande do Sul foi determinante para a queda da produção estimada pela Companhia Nacional de ...

Veja mais
Produção de café beneficiado vai crescer mais de 20%

A produção de café beneficiado em Minas, na safra 2012, será de 26,64 milhões de saca...

Veja mais
Safra de grãos em Minas deve crescer 10,7%

Milho e feijão puxam a alta.O aumento da produção de milho e de feijão segunda safra est&aac...

Veja mais
Setor deve movimentar R$ 36,2 bi neste ano

O brasileiro nunca comprou tantos produtos de beleza como agora. Neste ano, a venda de perfumes, maquiagens, cremes, fil...

Veja mais
Medidas de roupas serão alteradas no Brasil

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG) traz a Belo Horizonte o estudo antropom&...

Veja mais
Suzano amplia venda de papel em 12,7%

De todos os negócios realizados no período, 62% foram no mercado interno e depois América do Sul.As...

Veja mais