Setor de comidas prontas em alta

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As pessoas que optarem, no próximo domingo, por reunir a família em um tradicional almoço em casa para comemorar o Dia das Mães ainda têm tempo para encomendar a refeição. Há muitas opções em estabelecimentos como a paulistana Vania Rotisserie e até em  grandes redes de autosserviço – Pão de Açúcar, Carrefour, Sonda e Covabra são algumas das possibilidades.
 
A Vania Rotisserie, no bairro da Vila Nova Conceição, oferece cerca de 50 opções de cardápio, a serem conferidas no site www.vaniarotisserie.com.br. A empresa informa que aceitará encomendas para o Dia das Mães até às 15 horas de sábado.
 
Os atrasadinhos, no entanto, ainda podem se abastecer no domingo. A empresa divulgou que abrirá entre 9h e 13h30, com oferta do cardápio normal. As opções especiais para a data custam entre R$ 29,50 e R$ 97 por quilo.

O Pão de Açúcar recebe pedidos de encomendas até 48 horas antes da necessidade de entrega ao cliente. A empresa divulgou que a rotisserie da marca oferece 23 opções para o Dia das Mães, com entradas, pratos principais e sobremesas, além de dois "kits especiais" para servir seis ou oito pessoas. A expectativa da empresa é de que as vendas da rotisserie cresçam 15% neste Dia das Mães, na comparação com igual data em 2011. Entre os pratos principais estão bacalhau à Gomes de Sá, galeto assado, salmão ao molho de alcaparras e filé mignon com brie ao molho funghi. As encomendas devem ser feitas diretamente nas lojas.
 
O Carrefour também promete um cardápio especial para a data. Frango xadrez, estrogonofe de carne e peixe assado com molho de coco são algumas das alternativas. Os preços variam de R$ 12,90 a R$ 45,90 por quilo. As encomendas serão aceitas até este sábado nas lojas Pinheiros, Imigrantes, Pamplona, Butantã, Brooklin, Santo André, Rebouças, Vila Lobos, São Caetano e Cidades Jardim.
 
A rede Covabra aceitará pedidos para o almoço de domingo nas unidades das cidades de Campinas, Itatiba, Pirassununga, Leme e Limeira, localidades que já contam com serviço de rotisserie da marca. "Aceitaremos novos pedidos até esta sexta-feira", afirma a gerente comercial de padaria e rotisserie da rede, Maria Estela Basso Bozza.
 
Especiais – O serviço de rotisserie, diz Maria Estela, cresceu 15% em faturamento, no ano passado. E a expectativa é de que cresça entre 20% e 30% em 2012. "Todos os pratos são fabricados no dia", garante a gerente, prometendo desde pratos convencionais (como arroz e feijão) até os especiais (como massas recheadas). Na Covabra, o cliente deve retirar o pedido na loja.
 
A bandeira Sonda, com unidades no interior e na Capital paulista repete, pela segunda vez no Dia das Mães, a experiência de criar cardápio especial para a data. "Fizemos isso na Páscoa e foi muito bom", afirma o supervisor de rotisserie da rede, Antonio Moral Gil.
 
Nas lojas do Sonda, as encomendas serão aceitas até o meio-dia de hoje. É possível montar um almoço para cinco pessoas, ao custo individual de R$ 16, com um quilo de comida por convidado. O cardápio pode incluir salada ratatouille, arroz com passas e castanhas, filé de saint Peter ao molho quatro queijos e uma torta de morango. Gil estima, para o Dia das Mães, receber entre 100 e 150 encomendas por unidade Sonda. Atualmente, o movimento das rotisseries da empresa responde por 5% do faturamento.
 
Varejo sofistica cardápio
 
Aproliferação das rotisseries nos supermercados faz parte de uma tendência já observada por quem acompanha o segmento de food service. A antropóloga Lívia Barbosa, da Socius Consultoria, afirma que
 
nos fins de semana e nas datas-festivas – em rituais coletivos, como é o caso do Dia das Mães, ou individuais, como aniversários –, o menu tende a se alterar, em relação aos hábitos adotados ao longo da semana.
 
Nessas ocasiões, as pessoas buscam uma comida diferenciada, mais próxima daquela que se faz em casa. As rotisseries são vistas como uma alternativa para essas ocasiões, diferentemente dos pratos congelados.
 
Lívia comenta que pesquisa da Toledos & Associados, atualizada a cada cinco anos, mostra crescimento dos pratos congelados, mas como uma alternativa associada à praticidade, "um quebra galho" para suprir as necessidades durante semana. Os congelados, segundo ela, não são vistos como saudáveis ou gostosos pelos consumidores", justifica a pesquisadora. Já a rotisserie, compara Lívia, é vista como mais saudável, com aspecto próximo do apresentado pela comida caseira, com aparência de frescor e sabor semelhantes.


Veículo: Diário do Comércio - SP


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