Número de usinas em atividade na região, até 1º de maio, passou de 212, em 2011, para 149 neste ano.
A quantidade de cana-de-açúcar processada até 1º de maio pelas usinas do Centro-Sul do país totalizou 13,9 milhões de toneladas. O resultado representa recuo de 41,7% na produção, em comparação com o mesmo período do ano passado (24 milhões de toneladas). O balanço é da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).
O número de usinas em operação também caiu. Até 1º de maio, havia 149 usinas ativas no Centro-Sul, contra 212 no mesmo período do ano passado. Para o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, além do menor número de plantas em atividade, as chuvas de abril também prejudicaram a produção.
No acumulado do início da safra até agora, o percentual de cana-de-açúcar transformada em etanol alcançou 61,55%, ou 539,57 milhões de litros. Os números indicam queda de 40,4% da produção em relação ao ano passado. Foram destilados 74,98 milhões de litros de etanol anidro (-77,6% em relação ao ano anterior) e 464,58 milhões de litros de etanol hidratado (-18,4%). A fabricação de açúcar, por sua vez, somou 541,5 mil toneladas, declínio de 33,7% em relação às 817,5 mil toneladas produzidas no mesmo período de 2011.
Mas a entidade que representa os usineiros garante que, apesar da queda da produção, não vai faltar álcool para ser misturado à gasolina. "Ao setor sucroenergético cabe apenas garantir que a disponibilidade de etanol anidro para o abastecimento regular do mercado será plenamente atendida em qualquer cenário de mistura de etanol à gasolina", diz Rodrigues.
Prêmio - A conjuntura do setor sucroenergético, suas demandas e oportunidades foram os temas dominantes entre os 349 trabalhos inscritos na 3ª edição do Prêmio Top Etanol, examinados durante 30 dias por três comissões de julgamento distintas. A premiação é uma iniciativa do Projeto Agora, uma das mais importantes ações de marketing e comunicação integrada da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.
Concorreram ao todo 110 trabalhos de jornalismo impresso, televisivo, rádio, agências e internet; 143 fotografias; 87 trabalhos acadêmicos; e nove projetos de inovação tecnológica sobre o tema Agroenergia e Meio Ambiente. Nesta edição, o número de inscrições superou em 35% o da anterior. As quatro modalidades do concurso se subdividem em doze categorias que, no conjunto, destinarão aos vencedores R$ 104.500.
A cerimônia de entrega dos prêmios do 3º Top Etanol será em Brasília, no próximo dia 30. a primeira vez que o evento será realizado na Capital federal, no Centro de Eventos Unique Palace, com a presença dos principais representantes do setor sucroenergético, autoridades e convidados representativos da sociedade.
Veículo: Diário do Comércio - MG