Brasil entra na rota de expansão da Prada

Leia em 2min 10s

Holding italiana de moda vai abrir 260 lojas em três anos e mira mercados emergentes, como China e países do Golfo Pérsico

Nos próximos três anos, a italiana Prada SpA vai abrir 260 lojas em mercados emergentes como Brasil, China e países do Golfo Pérsico. Os novos pontos de venda incluem as grifes Prada, Miu Miu e Coach.

“Serão abertas 100 lojas neste ano, 80 em 2013 e o restante em 2014”, afirmou o president da companhia, Patrizio Bertelli. No ano passado, a holding italiana de moda inaugurou 75 unidades. Com a expansão, a Prada aumentará para 674 o número de lojas até o fim de 2014, incluindo as 26 franquias abertas em janeiro deste ano.

De acordo com Bertelli, o aumento nas vendas de artigos de couro e de vestuário na China ajudaram a compensar as perdas que suas grifes registraram na Europa no ano passado, fustigada pela crise econômica. O desempenho só não foi pior no continente por causa, justamente, dos turistas chineses.

“Estamos expandindo nossas operações no Marros, Turquia, Líbano, Dubai e Qatar”, disse Bertelli. “O Brasil também é um grande mercado que estamos estudando com atenção”.

Atualmente, a Prada tem uma loja no Shopping Cidade Jardim, na capital pautlista. Já a Miu Miu inaugurará uma unidade no Shopping JK Iguatemi, também em São Paulo.

Entre 2010 e 2020, o mercado de artigos de luxo na China vai crescer a uma taxa anual média de 13,4%, devido ao enriquecimento da população da segunda maior economia do mundo, de acordo com um relatório da McKinsey & Co divulgado em março. O ritmo de crescimento tem atraido a atenção de Prada, Paul Smith e Michael Kors, entre outras marcas que anunciaram, nos últimos meses, aumentar suas operações no país.

O interesse na Ásia é tamanho que, em 2011, a Prada SpA foi protagonista da maior abertura de capital na bolsa de Hong Kong, ao levantar US$ 2,5 bilhões. Apenas neste ano, os papeis da companhia já tiveram valorização de mais de 30%.

A companhia, sediada em Milão, estima que as vendas na região Ásia-Pacífico representem 40% de suas receitas em 2012 e em 2013. No ano passado, esses países representaram 35% do faturamento da companhia.

A Prada planeja abrir de 12 a 15 lojas na China neste ano - e a Índia é o próximo destino da grife. “Não temos nenhuma loja neste importante mercado”, disse Bertelli. O empresário de 66 anos e marido da diretora de criação da grife, Miuccia Prada, disse ainda que a holding trabalhará na expansão da marca Miu Miu, em todo o mundo.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Panasonic fará reestruturação e cortará até 4 mil funcionários

Companhia japonesa tem como meta lucrar US$ 6 bilhões no ano fiscal 2012/2013A fabricante japonesa de produtos el...

Veja mais
A Brastemp lança o regriferador Inverse Maxi

Central Inteligente   A Brastemp lançou o regriferador Inverse Maxi, que possui uma central inteligente mu...

Veja mais
O Boticário e rede Cacau Show veem dia 12 de junho

As empresas da área de cosméticos e produtos voltados à beleza são algumas das mais animadas...

Veja mais
Coop amplia fabricação de doce

A nova central de panificação permitiu que a capacidade produtiva da Cooperativa de Consumo (Coop) dobrass...

Veja mais
Dufry aposta em vendas on-line no Brasil

A varejista suíça Dufry escolheu o Brasil para lançar sua primeira operação de com&ea...

Veja mais
Mesa mais sadia para as famílias

Feira Saberes e Sabores acontece até amanhã na UFSC, em FlorianópolisPara divulgar os produtos org&...

Veja mais
Tirol é líder em leite longa vida

A catarinense Tirol, de Treze Tílias, atingiu a liderança nacional em volume de vendas de leite longa vida...

Veja mais
Alimentos orgânicos conquistam mercados

Super Nosso adere à iniciativa.Livres de defensivos e adubos químicos, os alimentos orgânicos conqui...

Veja mais
Custos da pecuária leiteira sobem 0,08%

Alta no 1º quadrimestre foi de 3,32%.Os custos da produção de leite em Minas Gerais no mês pass...

Veja mais