Dufry aposta em vendas on-line no Brasil

Leia em 1min 30s

A varejista suíça Dufry escolheu o Brasil para lançar sua primeira operação de comércio eletrônico. O novo canal busca atrair os brasileiros fora do trajeto de viagem e ampliar as vendas para o mercado local. A loja virtual não oferece isenção ou redução de impostos, como ocorre nas lojas "duty free", localizadas no interior de salas de embarque e desembarque de aeroportos internacionais.

Para colocar seu plano em ação, a Dufry adquiriu em janeiro a Whiskeria Brasil, uma empresa de comércio eletrônico com sede em Palmas (TO). De acordo com Mário Portela, diretor de marketing da Dufry Brasil, os incentivos fiscais concedidos pelo Estado do Tocantins e a experiência da empresa na área determinaram a compra.

Uma lei estadual do Tocantins de dezembro de 2005 estabelece redução do ICMS a 1% sobre as vendas on-line destinadas a consumidores de outros Estados. O Estado também concede desconto na base de cálculo do ICMS na aquisição de produtos importados.

Nesta primeira fase, o portfólio da loja on-line inclui apenas bebidas alcoólicas, como vinhos e destilados, mas a companhia pretende incluir outros tipos de bebidas e novas categorias de produtos. Bebidas são a segunda maior categoria de vendas nas lojas físicas da Dufry, logo atrás de perfumes.

O Brasil foi responsável por 30% do faturamento global da Dufry no ano passado, cerca de US$ 800 milhões (R$ 1,5 bilhão). Para este ano, a expectativa é crescer 10%, segundo Portela. A empresa opera 37 lojas em 12 aeroportos no país.

A varejista já operou um site de comércio eletrônico no país, entre 2004 e 2009, mas a operação não era considerada estratégica. "Era para eliminar os estoques das lojas", diz o executivo. Os preços e os produtos disponíveis eram os mesmos das unidades "duty paid", quando a entrega acontece com os impostos pagos. Já no novo projeto, a operação on-line é separada da rede física.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

O Boticário e rede Cacau Show veem dia 12 de junho

As empresas da área de cosméticos e produtos voltados à beleza são algumas das mais animadas...

Veja mais
Coop amplia fabricação de doce

A nova central de panificação permitiu que a capacidade produtiva da Cooperativa de Consumo (Coop) dobrass...

Veja mais
Mesa mais sadia para as famílias

Feira Saberes e Sabores acontece até amanhã na UFSC, em FlorianópolisPara divulgar os produtos org&...

Veja mais
Tirol é líder em leite longa vida

A catarinense Tirol, de Treze Tílias, atingiu a liderança nacional em volume de vendas de leite longa vida...

Veja mais
Alimentos orgânicos conquistam mercados

Super Nosso adere à iniciativa.Livres de defensivos e adubos químicos, os alimentos orgânicos conqui...

Veja mais
Custos da pecuária leiteira sobem 0,08%

Alta no 1º quadrimestre foi de 3,32%.Os custos da produção de leite em Minas Gerais no mês pass...

Veja mais
Vendas da nova safra de café registram queda

Produtores priorizam comercialização de estoques restantes de 2011.A comercialização da safr...

Veja mais
"Tapioca na General Mills"

  Tem fubá, tem tapioca e tem mais 600 produtos brasileiríssimos para vender. Quem tem isso, agora, ...

Veja mais
Sony investe R$ 500 milhões para dobrar negócio no Brasil

A Sony planeja investir R$ 500 milhões no Brasil até 2014 e espera com isso dobrar o negócio no Pa&...

Veja mais