Ingleza prevê encerrar 2012 com alta de 30% na receita

Leia em 3min 10s

Meta é conquistar mercados.

Fundada em 1960, a Ingleza, empresa do setor de higiene e limpeza, especializada na fabricação de ceras e tratamento para assoalhos, comemora seus 52 anos de fundação e o bom desempenho do segmento nos últimos cinco exercícios. Segundo o diretor corporativo de vendas, Rogério Furtado, após cinco décadas, o diferencial da companhia continua sendo a inovação. "Nascemos com um produto, a cera, ‘inventado’ para facilitar a vida das donas de casa. Durante anos, nos esforçamos para oferecer novos itens, capazes de atender aos pedidos das nossas consumidoras. Hoje, as brasileiras exigem não apenas qualidade e eficiência, mas também preço justo", explica Furtado.

Otimista em relação aos rumos do mercado, a empresa espera um crescimento de 30% na receita na comparação com 2011. "Consideramos que ainda temos alguns mercados importantes para conquistar. E as capitais paulista e fluminense, além do Sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul, serão nosso foco principal. A fábrica está projetada para suportar esse crescimento sem necessidade de ampliação das instalações, da equipe ou da compra de novas máquinas", avalia, sem revelar o faturamento de 2011. A sede administrativa e a fábrica estão instaladas em uma área construída de 50 mil metros quadrados, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Atualmente, a produção chega a 700 mil volumes mensais, com mix de 250 produtos, distribuídos em 12 categorias. E três itens chamam a atenção no portfólio da Ingleza. O multiuso Uau, que ganhou perfumação inovadora com base em fragrâncias exclusivas, e ampliou sua utilização para vários ambientes e superfícies. Em 2010 foi a vez do Uau desengordurante com nanotecnologia, produto inédito no mercado mundial, que forma uma película protetora nas superfícies. E a linha Uau perfumes, do segmento de concentrados de limpeza, categoria limpadores perfumados, lançada em setembro de 2011.

"A tendência é o crescimento da linha de produtos concentrados. O consumidor exige performance dos produtos de limpeza. Ele tem que, além de apresentar um excelente resultado, poupar tempo, seja do cliente comum ou daqueles que consomem grandes volumes como empresas, escolas e hospitais", afirma Furtado.


Gestão - Além do olhar atento para as demandas do mercado, o diretor aponta o rigor da gestão como um dos segredos do sucesso da Ingleza. O processo de profissionalização da gestão começou em 2005, com a contratação de executivos do mercado e a parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), onde participa do programa Parceiros para a Excelência (Paex). "Como algumas das maiores empresas do mundo, a Ingleza é uma empresa familiar. Hoje a segunda geração já está à frente e a profissionalização é uma exigência natural do mercado. Unimos então a experiência dos profissionais vindos de fora com o conhecimento do negócio que só a família tem", explica.

Outros valores como responsabilidade social e ambiental também fazem parte do planejamento estratégico da companhia. "O brasileiro já começou a se preocupar também com aspectos como a sustentabilidade e a responsabilidade social das empresas. São valores que, em empresas como a Ingleza, que trabalham com matérias-primas e processos delicados, têm que ser trabalhados com compromisso e seriedade".

A Ingleza foi a primeira empresa nacional do segmento de higiene e limpeza a obter, em 2001, a certificação ISO 9001, que atesta a qualidade de seu processo produtivo. Também é certificada com a versão ISO 9001:2010 desde 2003. Em 2009 conquistou a certificação ambiental para a linha Amo o Verde, concedida pelo Instituto Falcão Bauer, organismo credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que presta serviços no controle de qualidade e ensaios para uma grande variedade de materiais e produtos da indústria em geral, da construção civil, automotiva e de bens de consumo, entre outros segmentos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Venda de perecíveis conquista espaço na internet

Com planejamento adequado, é possível negociar pizzas, flores e até chocolates finos pela rede de c...

Veja mais
Varejo conta com nova arma

Branding alia gestão de marca e campanhas de divulgação.Destacar os diferenciais de uma empresa em ...

Veja mais
Indústria da moda terá apoio para competir

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileir...

Veja mais
Fitedi pretende retomar aportes

Valorização do dólar torna os preços dos produtos brasileiros competitivos em relaç&a...

Veja mais
Mega campanha da Sadia também premia pequeno Varejista

Por Michele Suelen*   Entre os meses de junho e agosto a marca Sadia, da BRF Brasil Foods, promove a maior promo&...

Veja mais
Rhodia entra na guerra dos cabelos com ‘marca própria’

Tradicional fabricante de matéias-primas com nomes impronunciáveis, companhia vai ‘rebatizar’ ...

Veja mais
Setor leiteiro pressiona governo a pôr fim na importação de lácteos

Crise da cadeia leiteira será discutida na próxima reunião da Câmara de Comércio Exter...

Veja mais
Antes da farmácia

A gestão de negócios é a principal preocupação para 73% dos distribuidores de laborat...

Veja mais
Hortifruti incentiva uso de sacolas retornáveis

A rede Hortifruti faz campanha entre os dias 2 e 5 de junho, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste per&iacut...

Veja mais