Venda de perecíveis conquista espaço na internet

Leia em 2min 40s

Com planejamento adequado, é possível negociar pizzas, flores e até chocolates finos pela rede de computadores.

O e-commerce tem ampliado cada dia mais suas áreas de atuação. Se antigamente os produtos mais vendidos eram livros e CDs, hoje os mais procurados passam por eletrodomésticos, perfumaria e itens de beleza. Porém, itens mais delicados, como os chocolates finos, flores, pizza e remédios, estão entrando no mercado virtual.

"Já sabemos que a maioria dos produtos pode ser vendida pela internet, mas nesse caso, os cuidados devem ser redobrados com o gerenciamento de estoque, com a qualidade das embalagens e com o transporte. Além disso, não pode haver atrasos nas entregas, levando em consideração as condições e as restrições para conservação dos produtos perecíveisõ, orienta o diretor de Marketing da JN2 ecommerce solutions", Leonardo Neves.

Segundo ele, através do comércio eletrônico, os varejistas podem oferecer comodidade aos clientes, o que talvez seja uma das principais vantagens do e-commerce, principalmente em épocas de grande movimentação, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, entre outros.

"Para os pequenos empreendedores que investem apenas nessa data e que não possuem recursos para terem uma loja física, a venda pela internet facilita o alcance de um grande público, com baixo investimento. As grandes redes varejistas também não querem perder as oportunidades que surgem nas datas comemorativas que chegam por aí e já estão usando todo seu aparato de tecnologia e marketing com o intuito de aumentar as vendas com o comércio eletrônico", completa.

A JN2 atende, por exemplo, uma floricultura que irá realizar vendas pela internet. "Optamos, neste caso, por oferecer o serviço de entrega em locais pré-determinados, como bairros próximos à floricultura, para que o produto não perca a qualidade durante o processo que vai da compra até o recebimento", explica Neves.


Canais virtuais - A sócia-proprietária da chocolateria mineira Feito Por Mim, Paula Regina Machado, já se prepara para atuar também com uma loja virtual. "A decisão de investir nessa área veio da constatação de que a maioria dos nossos clientes chegou até a empresa a partir de canais virtuais, como site, blog e Facebook", diz Paula.

A expectativa é de faturar 30% a mais com o novo canal de vendas, "uma vez que percebemos que o cliente preza a facilidade e a agilidade nas compras. E para aqueles que ainda preferem a loja física, temos duas unidades, uma em Belo Horizonte e outra em Barbacena", completa a comerciante.

A empresa de inteligência digital Web Consult tem experiência de longa data com empresas que atuam no ramo de alimentação e farmacêuticas. Para o diretor presidente da corporação, Leonardo Bortoletto, para atuar nesse mercado é preciso ter atenção redobrada com a logística e os prazos prometidos de entrega aos consumidores.

"Construímos a plataforma de vendas da Pizzaria Mangabeiras e da Drogaria Unifar, sendo também, que todo suporte digital dessas empresas é feita pela Web Consult. Sabemos que a questão da logística para essas corporações é muito importante, e ressaltamos que pesquisas confirmam que 90% dos e-consumidores estão satisfeitos com suas experiências no varejo digital", afirma Bortoletto.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Ingleza prevê encerrar 2012 com alta de 30% na receita

Meta é conquistar mercados.Fundada em 1960, a Ingleza, empresa do setor de higiene e limpeza, especializada na fa...

Veja mais
Varejo conta com nova arma

Branding alia gestão de marca e campanhas de divulgação.Destacar os diferenciais de uma empresa em ...

Veja mais
Indústria da moda terá apoio para competir

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileir...

Veja mais
Fitedi pretende retomar aportes

Valorização do dólar torna os preços dos produtos brasileiros competitivos em relaç&a...

Veja mais
Mega campanha da Sadia também premia pequeno Varejista

Por Michele Suelen*   Entre os meses de junho e agosto a marca Sadia, da BRF Brasil Foods, promove a maior promo&...

Veja mais
Rhodia entra na guerra dos cabelos com ‘marca própria’

Tradicional fabricante de matéias-primas com nomes impronunciáveis, companhia vai ‘rebatizar’ ...

Veja mais
Setor leiteiro pressiona governo a pôr fim na importação de lácteos

Crise da cadeia leiteira será discutida na próxima reunião da Câmara de Comércio Exter...

Veja mais
Antes da farmácia

A gestão de negócios é a principal preocupação para 73% dos distribuidores de laborat...

Veja mais
Hortifruti incentiva uso de sacolas retornáveis

A rede Hortifruti faz campanha entre os dias 2 e 5 de junho, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste per&iacut...

Veja mais