Por Margareth Meza
A WPP, dona de empresas como Kantar WordPanel, posicionada entre as maiores companhias globais de pesquisa de mercado, divulgou em São Paulo (SP) o primeiro ranking das 50 marcas mais valiosas da América Latina. Uma listagem global já é produzida há sete anos. A brasileira Petrobrás está no topo da lista. Seu valor foi contabilizado em US$ 10,6 bilhões.
O estudo foi conduzido pela Millward Brown Optimor, que identificou e classificou as marcas mais valiosas da América Latina por seus valores em dólares e com base em análises de dados financeiros, inteligência de mercado e medidas dos consumidores de valor de marca.
Dentre as primeiras dez posições estão marcas brasileiras, chilenas, mexicanas e colombianas - destas, cinco são do Brasil. Depois da estatal brasileira, está a Telcel, empresa de comunicação do México avaliada em US$ 8,4 bilhões. Em terceiro e quarto lugares, estão Bradesco e Itaú, com valores de US$ 6,69 bilhões e US$ 6,6 bilhões, respectivamente. No oitavo posto está a Skol, avaliada em US$ 4,69 bilhões. No ranking todo, o Brasil detém mais de um terço do valor total das marcas do Ranking Brandz, como é denominado pela WPP.
"Empresas brasileiras estão cada vez mais conscientes da necessidade de investir em construção de marca. A lealdade e a conexão com os consumidores são pilares importantes de sustentabilidade do negócio. Essa visão seguramente permeia toda a América Latina", afirma a diretora da Millward Brown no Brasil, Valkiria Garré.
Fonte: Portal Abras