Morena Rosa abrirá 100 lojas próprias

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Para alcançar o objetivo de ser o maior grupo de moda do Brasil, a grife de moda de luxo Morena Rosa firmou parceria com a sociedade controlada por fundos de investimentos sob gestão da Tarpon Investimentos S.A. Até 2016, está prevista a abertura de 100 lojas próprias, apurou o DCI. Presente pela primeira vez na Francal, considerada a maior feira internacional da moda em calçados e acessórios, que acontece até o dia 29 de junho no Anhembi, na capital paulista, a empresa busca justamente a expansão dos negócios com o Grupo Morena Rosa, tendo a perspectiva de reforçar justamente a marca Morena Rosa Shoes, coleção Verão de 2013.

O segmento de calçados e acessórios, inclusive, é um dos fortes no setor de franquias: grandes marcas atuam nessa área, lembra o diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo. "As tradicionais empresas que hoje atuam no setor de calçados e acessórios estão sempre em expansão", diz. Entre as marcas com destaque no ramo estão, por exemplo, redes como Arezzo, City Shoes, Via Uno, Capodarte, Andarella, Empório Naka e Dumond.

No caso da Morena Rosa, a linha Shoes da grife foi lançada há cerca de dois anos, com o objetivo de oferecer calçados e acessórios com o DNA da marca, que em 2011 fechou seu faturamento em R$ 300 milhões e crescimento de mais de 20%.

De acordo com o diretor de Mercado da empresa, Lucas Franzato, a Morena Rosa Shoes está na quinta coleção e, atualmente, enfoca as operações em multimarcas, com aumento da capacidade produtiva e um time de representantes em cidades estratégicas de todo o Brasil.

Afora isso, a empresa aposta em uma estratégia pela qual, a cada 60 dias, são lançadas novas coleções, com diferentes catálogos e campanhas publicitárias. Sobre a presença na Francal, Franzato é otimista: "Esperamos aumentar nossos negócios participando da feira", afirmou ele.

Segundo o executivo, entre os projetos da marca, está a abertura de lojas próprias, nos próximos quatro anos. No ano passado, o Grupo adquiriu uma fábrica de calçados em Sapiranga (RS), e atualmente garante passar por uma série de transformações de olho em melhoria dos produtos e adequações na estrutura fabril.

Há, ainda, interesse de investir mais em áreas como a de tecnologia, e de ampliar a gama de profissionais especializados: a marca garante que já foram contratados vários consultores, que preparam a equipe profissional de Sapiranga para garantir a produção dentro das normas do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (Ibtec).

Histórico

O Grupo Morena Rosa surgiu em 1993, na cidade de Cianorte, região noroeste do Paraná. No início das atividades um grupo familiar reuniu fundos para investir no segmento de moda. O Grupo afirma ter iniciado a operação com uma estrutura pequena para confeccionar apenas moletons, que eram vendidos para lojas de atacado já com o nome Morena Rosa.

A empresa cresceu, aumentou a estrutura, a produção e conquistou possibilidades de dar vida a novas marcas. Foi quando surgiu a Zinco, em 1997. No ano seguinte, a empresa, que já se tinha tornado um grupo, passou a trabalhar com representantes comerciais regionais, ampliando os pontos de venda em todo o Brasil.

O cenário tornou-se propício para o surgimento de uma terceira marca, a Maria Valentina. Em 2009, o Grupo adquiriu a marca de confecção infantil Joy, com filial em Sorocaba (SP).

Hoje, consta que cada marca possui identidade própria, sendo que a produção da empresa é de mais de 300 mil peças por mês. O parque industrial está em expansão constante, para que possa atender a demanda, e atualmente a empresa tem 19 unidades fabris entre o Paraná e São Paulo, além da central administrativa e uma matriz para cada marca.

A organização possui aproximadamente 2,2 mil funcionários diretos e mais de 3 mil indiretos. A empresa está com produtos colocados em cerca de 90 mil lojas do Brasil e exporta para 12 países, entre os quais estão Alemanha, China, os Estados Unidos e o Japão.

A valorização dos colaboradores se reflete no investimento de ferramentas de capacitação profissional, educação, ações em prol da saúde e bem-estar, com a criação do Instituto Morena Rosa em 2006, com projetos criados para vários segmentos.

Outras marcas

Outras marcas fortes no mercado e de olho nas vendas do varejo são a Comparoni, de calçados femininos e bolsas, e Lilly's Closet, do grupo Paquetá, gigante no mercado como exportadora e produtora de calçados brasileiros, detentora das marcas de sucesso Dumond e Capodarte.

No caso da Comparoni, a empresa foi criada há apenas quatro anos, em João Pessoa (PB), e pertence ao grupo Natural Cotton Color. A marca traz sua nova coleção, em parceria com o designer Pantera Costa, que agrega valores culturais às peças e chega com um mix de rendas-renascença coloridas e couro de peixe.

No caso da Lilly's Closet, a grife apresenta sua quinta coleção para multimarcas nacionais e estrangeiras de países como Rússia, Ucrânia, Turquia, Grécia, Itália, Tailândia, Costa Rica, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Agora, a meta é lançar, em parceria com Sabrina Sato, uma linha de sapatos



Veículo: DCI


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