Safra mineira deve aumentar 13,7%

Leia em 3min

A safra mineira 2011/12 de grãos deve chegar a 12,106 milhões de toneladas, o que corresponde a uma expansão de 13,7% sobre o volume produzido anteriormente, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Porém, a alta registrada no Estado não deve ser observada no país, que deverá colher praticamente a mesma quantidade, 162,596 milhões de toneladas, ante 162,803 milhões de toneladas na safra passada. Ainda segundo os dados do 10º Levantamento da Safra de Grãos, a área ocupada em Minas aumentou 3,6%, abrangendo 2,972 milhões de hectares.

O incremento no Estado está ligado ao crescimento de 9,7% na produtividade, com produção média de 4,07 toneladas por hectare. E a cultura que favoreceu a ampliação da safra mineira de grãos foi a do milho. Segundo o levantamento da Conab, após a ampliação de 16,6% na produção da primeira safra, com volume de 7,229 milhões de toneladas, os preços se mantiveram atrativos, o que incentivou a expansão da segunda safra do produto. No primeiro período produtivo do ano a área destinada ao milho foi de 1,215 milhão de hectares, elevação de 5,8%.

As projeções da companhia apontam para uma produção de milho segunda safra de 489,3 mil toneladas, volume que se alcançado representará incremento de 48,9% sobre as 328,7 mil toneladas geradas em igual período da safra passada.

Após registrar queda de 3,5% na produção de feijão primeira safra, com 216,3 mil toneladas, os preços do grão no Estado subiram e incentivaram a elevação do plantio na segunda safra. Com isso, a estimativa da Conab para Minas Gerais é de uma produção de 230,9 mil toneladas na segunda safra do ano, alta de 30,5%. A área destinada ao grão foi ampliada em 15,5%, totalizando 158,4 mil hectares.

A produtividade esperada é de 1,458 tonelada por hectare, volume 12,9% superior ao observado em igual período da safra anterior. Para a terceira safra, que no Estado é irrigada, o incremento na produção de feijão deverá ser de 2,5%, gerando 185,6 mil toneladas. Já na soma dos três períodos produtivos, Minas Gerais irá colher em 2012 cerca de 632,8 mil toneladas de feijão, o que significa alta de 8,7% sobre a safra anterior.


Soja - A produção de soja em Minas Gerais também foi ampliada na safra 2011/12. Segundo a Conab, as condições climáticas no Estado foram, de maneira geral, favoráveis ao desenvolvimento da cultura. A produtividade está estimada em 2,987 toneladas por hectare e é 5% acima da safra anterior. A produção, por sua vez, passou de 2,913 milhões de toneladas para 3,058 milhões de toneladas, ou seja, crescimento de 5%.

Outra cultura que terá expansão significativa é o sorgo. Os dados da Conab apontam para um incremento de 24,4% na produção, que está estimada em 457,7 mil toneladas. A área destinada ao cultivo do produto teve expansão de 6,5%, passando de 126,8 mil hectares para 135 mil hectares. A produtividade também foi favorecida e aumentou 16,9%, rendendo 3,390 toneladas por hectare.

O clima seco registrado em meados de março prejudicou o desenvolvimento do algodão na região Norte de Minas, onde a estiagem provocou o abortamento de flores e frutos. A colheita na área já foi iniciada e deverá se estender até setembro.

Estima-se, até o momento, um rendimento médio para o Estado de 3,669 toneladas por hectare, volume 0,2% acima do observado no ano passado. A produção de algodão em caroço deverá ser de 108,6 mil toneladas, volume 6,2% inferior ao produzido na safra passada. A área também ficou menor, em 6,3%, com 29,6 mil hectares destinados ao cultivo do algodão.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Feijão está 86% mais caro do que em 2011

A segunda queda semanal consecutiva no preço do pacote de um quilo de feijão-carioca não foi o sufi...

Veja mais
INSS quer desafogar perícias médicas

Governo deve isentar de exames casos de afastamento do trabalho até 60 dias.Atestados médicos para afastam...

Veja mais
Coopertextil volta a crescer com cobertores Parahyba

Depois de décadas traumáticas e imbróglios jurídicos, a produção dos famosos c...

Veja mais
Em São Paulo, até férias dão lucros

Julho, mês de recesso escolar, não é sinônimo de desaquecimento da economia paulistana. Seja p...

Veja mais
Nestlé e Vigor lançam iogurte grego no mesmo dia, acirrando briga por mercado

Produtos foram apresentados ontem. Empresas dividem título de pioneiras em trazer a categoria para o Brasil A ...

Veja mais
Brasileiro altera padrões no dia-a-dia e o consumo de pães industrializados e biscoitos está mais sofisticado

Estudo da Kantar Worldpanel mostra que produtos com maior valor agregado crescem em participação e colabor...

Veja mais
Linha branca vende 11,4% a mais

O recuo dos preços praticados no mercado é um dos fatores que explica a redução no faturamen...

Veja mais
Cara-Cara

Rica em licopeno e sem sementes, a laranja-de-umbigo Cara-Cara, de polpa vermelha, tem agradado aos gaúchos. Quem...

Veja mais
Pneus com selo de eficiência

Assim como os eletrodomésticos, os pneus receberão selo de eficiência no Brasil. O projeto elaborado...

Veja mais