O setor supermercadista parece mais animado com o período de vendas para o Dia dos Pais do que o varejo especializado em centros de compras. Tanto que enquanto a Associação Paulista de Supermercados (Apas) estima para a data um incremento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, levando em consideração todos os itens relacionados ao evento (carnes, bebidas, doces, entre outros).
Já entre os centros de compras (malls), as vendas para o Dia dos Pais devem crescer 4% na comparação com 2011. A perspectiva é da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). A entidade explica que a projeção leva em conta a desaceleração da economia nacional deste ano e é inferior ao aumento de 8% registrado nas vendas da data do ano passado ante 2010.
A associação estima que o tíquete médio de compras para o Dia dos Pais deverá continuar em torno do registrado em 2011, em R$ 90. As maiores vendas para a data, tradicionalmente, são registradas pelas lojas de roupas, calçados, eletroeletrônicos, relógios, perfumes e produtos de higiene pessoal.
Já a Apas destaca que, no caso das vendas de carnes, o impacto é maior entre as mais nobres e o crescimento deve alcançar 20%, já que o brasileiro costuma por hábito fazer churrascos e confraternizações principalmente em feriados e datas comemorativas. "Devido à comemoração do Dia dos Pais, os cortes escolhidos são os mais nobres", ressalta o diretor de Economia da Apas, Martinho Paiva Moreira.
Bebidas
Outra categoria que deve apresentar destaque nas vendas é a de bebidas. Quem acredita nisso é uma das maiores redes supermercadistas em atuação, a Cooperativa de Consumo (Coop). A empresa iniciou a implantação de algumas estratégias de relacionamento com os seus cooperados, sendo que a categoria de vinhos faz parte da ação, ao contratar a consultoria do sommelier Rick Anson, que será responsável pelo treinamento e pela capacitação dos colaboradores da rede de distribuição. Os mais de 1,5 milhão de cooperados terão à disposição um atendimento personalizado na hora de obter informações sobre os melhores vinhos e as combinações adequadas aos pratos.
A empresa realizou recentemente a II edição Encontros Coop Vinhos, como estratégica de relacionamento com um seleto grupo para uma sessão de enogastronomia. O grupo foi formado por cerca de 100 cooperados que adquirem com frequência vinhos na Coop.
"Esta foi uma forma de prestigiar esses cooperados e, ao mesmo tempo, enriquecer seus conhecimentos sobre a arte de beber vinho", explica Claudia Montini, analista de Marketing da Coop.
Veículo: DCI