Calor antecipa coleções de primavera e verão

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Em pleno agosto, a maioria dos lojistas gaúchos já lança campanhas de preview das coleções de primavera e de verão 2013. Muitos nem sequer ofertam mais artigos de inverno, outros ainda acirram as promoções de produtos de frio, buscando liquidar estoques para focar nas vendas futuras de mercadorias atreladas à estação mais quente do ano. O movimento é uma forma de não ficar refém do clima, que se comportou de forma bem menos previsível que no mesmo período de 2011, quando os termômetros permaneceram por mais tempo abaixo dos 10º.

É o caso da Rabusch, que irá lançar sua nova coleção na semana que vem, mas já está com alguns produtos de primavera na vitrine. “Este inverno foi atípico, por isso tivemos as promoções antecipadas para junho”, diz o diretor da marca Rabusch, Alcides Debus, destacando que graças a esta iniciativa as lojas da rede estão com estoques equacionados. “Sentimos que as vendas de produtos pesados não estavam ocorrendo, então promovemos descontos de 10% a 70% para gerar fluxo de pessoas nas lojas. Funcionou bem, divulgamos para o nosso mailing de consumidores e eles reagiram rápido.” Debus explica que como as roupas da marca são clássicas, podem ser utilizadas no próximo ano, o que colaborou na liquidação do estoque de artigos de frio.

A diretora de varejo da Bibi Calçados, Andreia Kohlrausch, explica por que a rede trocou toda a coleção já no dia 30 de julho: “Liquidar botas e sapatos fechados quando está quente é complicado, o negócio é aproveitar o frio.” A teoria tem impulsionado estratégia utilizada há cinco anos: as promoções de artigos de inverno ocorrem sempre no mês de julho. Por isso, nas vitrines da Bibi o que se vê são sapatilhas, sandálias e sapatinhos leves com cores de verão. “A ideia é mesmo inovar e trazer novidades em primeira mão”, explica Andreia.

Para o empresário Eduardo Tevah, mesmo com alguma previsão de que o inverno não seria tão rigoroso, os lojistas de vestuário foram surpreendidos com a onda de calor. “Por isso, as liquidações fortes, com oportunidade para os consumidores comprarem produtos por preços de custo, em vista de que ninguém quer guardar estoque por seis a oito meses.” Tanto é, que na Rainha das Noivas, os descontos para produtos como cobertores, edredons e mantas iniciaram em agosto, baixando os preços entre 25% e 50%.

Outra forma de trabalhar com o imprevisto dos veranicos em meio aos meses que normalmente seriam frios é utilizar no mix de produtos um item-chave durante o ano inteiro. A diretora do núcleo de atendimento responsável pelas contas de moda do Grupo Competence, Cristina Francioni, frisa que a estratégia tem funcionado em lojas como a Paquetá. “Lá, as sapatilhas ganharam força em todas as estações, só o que muda são as cores e texturas, de acordo com o clima.” Cristina avalia que a compra e estratégia comercial dos lojistas gaúchos precisou ser repensada, devido a esta instabilidade da temperatura. “Uma solução que as grandes redes varejistas (como Renner e C&A) encontraram foi apostar no lançamento de mini-coleções, em períodos menores de tempo, garantindo um giro maior de mercadorias”, pontua.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


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