A International Meal Company Holdings S.A. (IMC), grupo multimarcas do varejo de alimentação, registrou receita líquida de R$ 280,7 milhões no segundo trimestre deste ano, um aumento de 34,3% em relação ao mesmo período de 2011. A receita foi impulsionada principalmente pelo crescimento de vendas e de novos pontos comerciais. O Ebitda (sigla em inglês de lucro antes de despesas com itens especiais) ajustado alcançou R$ 33,6 milhões. Apesar disso, a empresa registrou prejuízo líquido de R$ 2,8 milhões, revertendo o lucro líquido de R$ 1,8 milhão obtidos um ano antes.
Dona das marcas Viena e Frango Assado, a empresa terminou o segundo trimestre com 308 lojas, ante as 236 do mesmo período de 2011. O aumento corresponde à abertura de 40 novas unidades em aeroportos, seis em rodovias e 25 em shoppings.
O índice de vendas referente às comercializações em unidades que mantiveram funcionamento em períodos equivalentes para comparação, registrou crescimento de 13,1% entre abril e junho de 2012. No setor de aeroportos, as vendas avançaram 22,8%. Assim, o desempenho, conforme a companhia, registrou com um recorde de crescimento. Em rodovias, as vendas nas mesmas lojas de alimentação cresceram aproximadamente 11,2%.
No período representado pelos dados divulgados ontem, a IMC afirma ter adquirido empresas como as redes de restaurantes J&C Delícias, com seis unidades, e a Wraps, com mais sete, sem considerar as franquias. "Estas marcas possuem comprovada reputação perante os clientes e grande capacidade de crescimento para os próximos anos", analisa Neil Amereno, diretor de Relações com Investidores da companhia.
"Com a atualização do portfólio, a IMC poderá agora colocar em prática a sua estratégia de ter diferentes lojas nas mesmas praças de alimentação, gerando sinergias e aumento de rentabilidade", acrescenta Amereno.
A IMC adquiriu, em julho, a rede Batata Inglesa, com 16 lojas próprias e dois novos pontos comerciais. Como a compra aconteceu após o fechamento do trimestre, seus números ainda não aparecem nos resultados da holding. "A aquisição permite que a IMC aumente sua presença no Rio de Janeiro, mercado bastante estratégico para a empresa", diz o diretor.
Ainda em linha com o seu plano de expansão, a empresa realizou no segundo trimestre de 2012 investimentos em capital expenditure (capex) no valor de R$ 49,1 milhões. As principais aplicações correspondem à abertura e ampliação de novos pontos comerciais e às aquisições de novas marcas.
Veículo: DCI