O Brasil é o 4º maior produtor mundial de chocolates. Perde apenas, neste ranking, para Estados Unidos (líder), Alemanha e Reino Unido. Cada brasileiro ingere, em média, pouco mais de 2,2 quilos de chocolate ao ano. Em 2011, isto resultou na venda de 390 mil toneladas de chocolate no País.
Trata-se de dados compilados pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Em 2011 a indústria nacional do setor teve um faturamento de US$ 12,6 bilhões, o que correspondeu a pouco mais de 50% da receita da atividade em toda a América Latina, que foi de US$ 24,9 bilhões. Segundo a consultoria internacional Euromonitor, o mercado nacional de chocolates registra uma taxa de crescimento de 3,6% ao ano, contra uma média mundial de apenas 2%.
A Abicab mantém um projeto, o Sweet Brasil, para o setor. Trata-se de um conjunto de ações de marketing voltadas à promoção da internacionalização do segmento brasileiro de candies, termo pelo qual a fabricação e venda do item é conhecida mundialmente. Em 2012 a identidade visual do projeto Sweet Brasil passou por um trabalho de branding (reposicionamento de marca). A ideia é fortalecer a figura do chocolate local nas maiores feiras mundiais do produto.
Veículo: DCI