Dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool afirma ter normalizado seus estoques de aparelhos de ar-condicionado e está otimista para um verão com resultados melhores do que o passado nesta categoria. "A perspectiva do varejo, e nossa, é de recuperação deste segmento, tanto para ar-condicionado split, como de janela, com um verão melhor, do ponto de vista climático", afirma o vice-presidente Marketing, Vendas e Logística, Sérgio Leme.
"O último verão do sul e sudeste foi fraco, associado a concorrentes que se prepararam para uma demanda que não veio. Houve muita oferta e uma demanda baixa", lembra o executivo. Segundo ele, através de um esforço de gestão, a empresa conseguiu trazer os estoques a "um nível responsável", de forma a não entrar na temporada de calor pressionada pelo excesso de produtos. "Fizemos a lição de casa, pois foi muito chocante a queda de demanda do ano passado", diz.
Leme afirma que a produção em Manaus já foi retomada, após meses de paralisação. Segundo a assessoria de imprensa da Whirlpool, as linhas de condicionadores de ar tiveram um período de 10 meses de baixa produção, porém a unidade Manaus manteve suas atividades com as linhas de fornos de micro-ondas e lava-louças. Atualmente, a unidade opera em três turnos de trabalho. "Caso seja necessário aumentar a capacidade produtiva, a Whirlpool não deve aumentar a quantidade de turnos, mas tem a possibilidade de ampliar as linhas de produção e contratar novos colaboradores", informou.
IPI
Além do verão mais forte, os fabricantes de condicionadores de ar instalados na Zona Franca de Manaus contam, desde 1º de setembro, com a ajuda adicional do aumento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre equipamentos fabricados fora do País ou fora de Manaus.
O IPI para aparelhos split de até 30 mil BTUs (unidade térmica britânica) aumentou de 20% para 35%. Porém, os fabricantes do polo amazonense - responsáveis por cerca de 90% da produção desses aparelhos no Brasil - estão isentos da tarifação e, portanto, ganham vantagem competitiva.
A Whirlpool realizou ontem, em São Paulo, evento de lançamento de 52 produtos. Este ano, a empresa deve investir entre 20% e 25% mais recursos em inovação, ante aporte de R$ 100 milhões para este fim realizado em 2011.
Veículo: DCI