Vendas no varejo da zona do euro voltam a cair em julho

Leia em 1min 30s

As vendas no varejo na zona do euro interromperam dois meses seguidos de ganhos em julho à medida que os volumes caíram, destacando as dificuldades dos consumidores com o aumento do desemprego, cortes salariais e restrição de crédito bancário durante uma crise de dívida que está erodindo a renda disponível.

Os consumidores nas 17 nações do bloco monetário seguraram os gastos com alimentação, bebidas e com combustíveis cada vez mais caros, diminuindo o volume do comércio varejista em 0,2% em julho ante junho, informou nesta quarta-feira o escritório de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat.

O resultado veio em linha com as expectativas de economistas , mas a leitura anual ainda foi pior do que o consenso das estimativas, uma vez que as vendas caíram 1,7%, na comparação com uma expectativa de recuo de 1,5%.

"A tendência mais fraca nos gastos dos consumidores é principalmente por causa do declínio das rendas reais disponíveis, refletindo uma renda trabalhista menor, medidas de austeridade fiscal e inflação mais alta", afirmou o economista do JP Morgan Greg Fuzesi em um comunicado recente de pesquisa.

As famílias na zona do euro têm sofrido desde o início da crise financeira global de 2008 e 2009 e apenas viram sua renda disponível crescer durante um breve período de recuperação em 2010. Com os gastos do consumidor sendo uma grande parte da economia da zona do euro, essa fraqueza voltou a alimentar uma retração, e a produção do bloco deve encolher pelo menos 0,3% este ano.

Enquanto isso, preços de petróleo mais altos no mundo guiados por tensões com as ambições nucleares do Irã mantiveram a inflação da zona do euro acima da meta de 2% do Banco Central Europeu (BCE).



Veículo: O Globo - RJ


Veja também

Empresa vende 150 mil potes de algodão-doce e pipoca caramelada por mês

Mavalério, especializada em doces e confeitos, inovou ao oferecer guloseimas de forma práticaSe você...

Veja mais
Confiança de varejista recua 4%, segundo FGV

A confiança do empresário do comércio continua a diminuir. O Índice de Confiança do C...

Veja mais
Produção de embalagens cai 3,49% no semestre, diz Abre

A produção física de embalagens no Brasil caiu 3,49% no primeiro semestre de 2012 em relaç&a...

Veja mais
Ambev busca aproximação com Inter e Grêmio

Para fortalecer a marca de cervejas Brahma no imaginário dos torcedores, a Ambev, fabricante da bebida, investe n...

Veja mais
Jelly Belly no Brasil

A importadora paulistana Lim’s, braço de venda de guloseimas da Sunny Brinquedos, será a nova repres...

Veja mais
Produtos de limpeza: Brasileiro compra embalagem maior

O brasileiro está comprando mais produto de limpeza e prefere embalagens maiores. "Enquanto na Europa as fabrican...

Veja mais
Dona da Brastemp amplia lançamentos

Whirlpool apresenta hoje 52 produtos e tenta aproveitar a prorrogação do IPI reduzido para a linha branca ...

Veja mais
Embarque de café tende a diminuir até 15% em 2012

O atraso na entrada de café da nova safra (2012/13) no mercado deve contribuir para reduzir as exportaç&ot...

Veja mais
Indústria de algodão é abalada por quebras de contratos

O mercado do algodão, uma das mais antigas commodities do mundo, tem sido sacudido por uma onda de quebras de con...

Veja mais