Dona da Brastemp amplia lançamentos

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Whirlpool apresenta hoje 52 produtos e tenta aproveitar a prorrogação do IPI reduzido para a linha branca para aumentar as vendas


A fabricante de eletrodomésticos Whirlpool, dona das marcas Consul e Brastemp, apresentará hoje 52 dos 140 novos produtos que vai lançar no mercado brasileiro este ano. O lançamento ocorre quase uma semana depois que o governo anunciou a prorrogação do prazo de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca até o fim do ano.

O volume de lançamentos previsto para este ano é 16% maior do que os 120 itens que chegaram ao mercado no ano passado. O aumento na oferta de produtos veio acompanhado de mais investimentos em inovação.

A empresa destinará entre 20% e 25% mais recursos neste ano no desenvolvimento de novos produtos no Brasil do que no ano passado, disse o vice-presidente de desenvolvimento de produtos e inovação da Whirlpool, Rogerio Martins. Em 2011, a empresa investiu R$ 100 milhões em inovação no País.

Efeito do IPI. Segundo Martins, o maior volume de lançamentos não está relacionado com o prorrogação do benefício fiscal. "Levamos entre 12 e 18 meses para desenvolver um produto. Tivemos que planejar o lançamento independentemente da questão do IPI", disse o executivo.

Mas a manutenção do benefício para eletrodomésticos deve beneficiar as vendas dos produtos lançados hoje, já que eles chegarão com preços menores ao consumidor, diz Martins. Uma lavadora nova da Brastemp, por exemplo, terá preço sugerido de R$ 1.399, na sua configuração mais simples, valor que seria 10% maior sem a redução do IPI.

A estimativa da consultoria GfK é de que os preços de produtos de linha branca caíram 9,2% no primeiro semestre do ano. Com o aumento das vendas, o faturamento do setor cresceu 13,2% no período, também segundo a consultoria. No mesmo período, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do País foi de 0,6%.

O brasileiro comprou 9,29 milhões de fogões, geladeiras e lavadoras automáticas no primeiro semestre deste ano, um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2011, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros). "Sem a redução do IPI, certamente teríamos vendas menores do que em 2011 neste ano", disse o presidente da Eletros, Lourival Kiçula.

A extensão do benefício não terá o mesmo efeito no segundo semestre, mas deve ajudar nas vendas de Natal, estima o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo. "Os benefícios temporários provocam mais uma antecipação de vendas do que um aumento em si", disse.

Para ele, o efeito deve ser menor nos próximos meses. "Mas tem a vantagem de pegar o fim de ano. Muitas pessoas podem usar o 13.º salário para trocar seus eletrodomésticos e presentear", explica.

Mais tecnologia. Além do benefício fiscal, as fabricantes apostam nos lançamentos para convencer o cliente a trocar seus eletrodomésticos ou adquirir produtos que ainda não tem. "Temos 29% da nossa receita atrelada a produtos inovadores", disse o vice-presidente da Whirlpool.

A principal aposta da empresa é no segmento de lavadoras. "É o produto com menor penetração de mercado", explica Martins. Hoje apenas 50% dos domicílios brasileiros têm lavadoras automáticas, segundo estimativas da Eletros que excluem os chamados tanquinhos, que obrigam a dona de casa a torcer as roupas com as mãos.

Entre os fogões e geladeiras, isso não acontece: 99,3% das residências brasileiras são equipados com o primeiro, enquanto o segundo eletrodomésticos já chegou em 97% dos lares.


Veículo: O Estado de S.Paulo


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