A Fresnomaq, dona no Brasil da marca Wap, de lavadoras de alta pressão, estreou em agosto em novo segmento. Após oito meses de negociações, ela passou a ser representante exclusiva no país da alemã Metabo, fabricante de ferramentas elétricas e acessórios para uso profissional. O investimento inicial em estoque e direito de uso somou R$ 8 milhões e exigiu o aluguel de um novo centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede da empresa. O próximo passo será a criação de uma linha de ferramentas para o varejo em 2014.
Além de apostar em novos produtos, a Fresnomaq decidiu ampliar o mix de produtos com a marca Wap. Desde o ano passado a companhia possui em Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza (CE), uma fábrica de ventiladores. A unidade ficava em barracão alugado e tinha capacidade para fazer 30 mil unidades por mês. A partir de novembro, após investimentos de R$ 6 milhões, ela será transferida para um prédio próprio no mesmo município e poderá fazer até 300 mil aparelhos mensalmente.
Com ferramentas, a empresa vai concorrer com marcas como Bosch e Makita, entre outras. Com ventiladores, a intenção é ganhar uma fatia maior no mercado disputado por nomes como Arno, Mondial, Mallory e Britânia.
A diretora comercial e de marketing da Fresnomaq, Édla Pavan, conta que desde 2008 a empresa estudava ampliar o número de produtos da Wap e o segmento de ferramentas passou a ser estudado, inclusive com visitas à China. Daí surgiu a oportunidade de representar a Metabo, que já é usada no Brasil por grandes indústrias e na construção civil e que faturou R$ 15 milhões no país em 2011, valor que deve ser repetido em 2012.
Com a Wap, a Fresnomaq, criada em 2006, faturou R$ 94 milhões em 2011. A empresa tem como meta chegar a R$ 120 milhões em 2012. Édla diz que o desempenho ficou abaixo do previsto no ano passado e o primeiro semestre também foi ruim. Para o segundo semestre ela já contará com parte das vendas da Metabo e, em 2013, a marca de ferramentas deve responder por 10% do faturamento.
Édla disse que a Fresnomaq nasceu para administrar marcas e continua aberta a negociar parcerias. Outra frente é o lançamento de franquias de centros automotivos com produtos de limpeza da Wap. Um está em funcionamento em Campinas (SP) e em outubro a empresa passará a vender o modelo para interessados no segmento.
Veículo: Valor Econômico