Dona da marca Wap no Brasil amplia portfólio

Leia em 2min

A Fresnomaq, dona no Brasil da marca Wap, de lavadoras de alta pressão, estreou em agosto em novo segmento. Após oito meses de negociações, ela passou a ser representante exclusiva no país da alemã Metabo, fabricante de ferramentas elétricas e acessórios para uso profissional. O investimento inicial em estoque e direito de uso somou R$ 8 milhões e exigiu o aluguel de um novo centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede da empresa. O próximo passo será a criação de uma linha de ferramentas para o varejo em 2014.

Além de apostar em novos produtos, a Fresnomaq decidiu ampliar o mix de produtos com a marca Wap. Desde o ano passado a companhia possui em Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza (CE), uma fábrica de ventiladores. A unidade ficava em barracão alugado e tinha capacidade para fazer 30 mil unidades por mês. A partir de novembro, após investimentos de R$ 6 milhões, ela será transferida para um prédio próprio no mesmo município e poderá fazer até 300 mil aparelhos mensalmente.

Com ferramentas, a empresa vai concorrer com marcas como Bosch e Makita, entre outras. Com ventiladores, a intenção é ganhar uma fatia maior no mercado disputado por nomes como Arno, Mondial, Mallory e Britânia.

A diretora comercial e de marketing da Fresnomaq, Édla Pavan, conta que desde 2008 a empresa estudava ampliar o número de produtos da Wap e o segmento de ferramentas passou a ser estudado, inclusive com visitas à China. Daí surgiu a oportunidade de representar a Metabo, que já é usada no Brasil por grandes indústrias e na construção civil e que faturou R$ 15 milhões no país em 2011, valor que deve ser repetido em 2012.

Com a Wap, a Fresnomaq, criada em 2006, faturou R$ 94 milhões em 2011. A empresa tem como meta chegar a R$ 120 milhões em 2012. Édla diz que o desempenho ficou abaixo do previsto no ano passado e o primeiro semestre também foi ruim. Para o segundo semestre ela já contará com parte das vendas da Metabo e, em 2013, a marca de ferramentas deve responder por 10% do faturamento.

Édla disse que a Fresnomaq nasceu para administrar marcas e continua aberta a negociar parcerias. Outra frente é o lançamento de franquias de centros automotivos com produtos de limpeza da Wap. Um está em funcionamento em Campinas (SP) e em outubro a empresa passará a vender o modelo para interessados no segmento.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Embarque de café tende a diminuir até 15% em 2012

O atraso na entrada de café da nova safra (2012/13) no mercado deve contribuir para reduzir as exportaç&ot...

Veja mais
Indústria de algodão é abalada por quebras de contratos

O mercado do algodão, uma das mais antigas commodities do mundo, tem sido sacudido por uma onda de quebras de con...

Veja mais
Indústria de higiene e beleza deve crescer 12%

Os fabricantes de produtos de higiene e beleza registraram faturamento de R$ 15,4 bilhões no primeiro semestre, u...

Veja mais
Cresce demanda por resinas para produzir plástico

Braskem registra aceleração nos últimos 60 dias, o que pode significar retomada da economia A d...

Veja mais
Argentina vai fiscalizar gasto com cartão de crédito

Administração Federal de Ingressos Públicos vai investigar se os gastos no exterior ultrapassam o t...

Veja mais
Alimentos Coamo inova embalagens de gorduras e margarinas

  Novo design retangular permite maior funcionalidade ao consumidor; produto já está no mercado &nb...

Veja mais
Classe emergente deixa de comprar se não for bem acolhida

Pesquisa da GS&MD – Gouvêa de Souza, com ênfase nos sonhos e aspirações das classes ...

Veja mais
SC lidera crescimento na industrialização de leite

Custo competitivo do leite faz Estado crescer 13% no processamento do produto nos últimos cinco anosA indú...

Veja mais
A alimentação orgânica

O governo federal está incentivando a produção de alimentos orgânicos, cuja expansão &...

Veja mais