Para fortalecer a marca de cervejas Brahma no imaginário dos torcedores, a Ambev, fabricante da bebida, investe na aproximação do produto com diversos clubes de futebol. A estratégia ocorre desde 2010 e já resultou em contratos com 32 equipes. No Rio Grande do Sul, a companhia fechou acordo com o Inter e está em fase de negociações com o Grêmio. A marca irá trabalhar com dois pilares estratégicos: investimento em infraestrutura dos clubes (colaborando na construção de campos, alojamentos e outros espaços) e incentivo ao engajamento dos torcedores. A intenção é ampliar o market share da Brahma também no Estado, admite o gerente corporativo de Marketing – Futebol da Ambev, Rafael Pulcinelli.
Em Porto Alegre, a primeira ação do projeto Brasil Melhor Futebol do Mundo foi o lançamento das embalagens de 473 ml (latão) com os logos dos dois times, que chegam ao mercado em edição especial e limitada.
“Mais do que atrelar à marca aos times, a ideia é oferecer benefícios concretos e permanentes para o esporte”, diz Pulnicelli. O objetivo da empresa é deixar um legado aos clubes, ajudando a torná-los autossustentáveis, a ponto de se tornarem tão fortes quanto os europeus e, assim, reterem talentos no Brasil. O contrato com o Internacional dentro do modelo de investimento em infraestrutura conta, desde março, com direcionamento de verba para as obras do novo centro de treinamento do clube.
Veículo: Jornal do Comércio - RS