Estiagem arrasa produção de mel no Piauí

Leia em 2min 40s

Os seis meses praticamente sem chuvas conseguiram arrasar a produção de mel do Piauí, o segundo polo mais importante de produção do Brasil. De acordo com apicultores do Semiárido piauiense, que comporta dois terços da produção estadual, houve quebra de quase 90% da safra. E não foi só isso: 80% dos enxames de abelhas morreram ou fugiram atrás de alimentos e água. Isso afetou não apenas a safra atual, encerrada em julho, mas já compromete a próxima.

"Começaremos o ano que vem com 40% a menos de mel", diz Sitonho Dantasque, diretor-geral da Casa Apis, uma das cooperativas mais estruturadas do Estado.

Entre janeiro e junho, período tradicional de chuvas e floração das árvores, o Semiárido piauiense recebeu apenas 170 milímetros de água. Em anos normais, são 700 milímetros de precipitação. Outro agravante neste ano foi a má distribuição das águas. "Já teve ocasiões em que choveu pouco, 250 milímetros, mas foi espaçado. Desta vez vieram três chuvinhas, uma atrás da outra. Em 15 dias, choveu tudo o que deveria ter chovido no semestre", diz Dantasque, responsável por cerca de 900 produtores de mel no Estado, com 52 mil colmeias. "O Norte [do Piauí] salvou o Estado, mas a produção lá é bem menor que no Semiárido".

É uma situação bem diferente da registrada na safra passada, quando o tempo ajudou a Casa Apis a colocar nos entrepostos 700 toneladas de mel, puxando a produção estadual para mais de seis mil toneladas no ano e a segunda posição nas exportações do produto pelo país. Neste ano, a cooperativa deverá comercializar somente 98 toneladas. Com isso, a expectativa é que a produção do Estado atinja, no máximo, 2,5 mil toneladas de mel.

Para tentar contornar o problema, o Piauí está em fase final de estudo de um programa de formação de pasto apícola - replantio de árvores nativas como o juazeiro e a aroeira, na tentativa de atrair e manter as abelhas no Semiárido. A iniciativa deverá contar com apoio do Estado, Ibama, universidades e de um aporte financeiro do Banco Mundial. A ideia é adensar cerca de 600 hectares de áreas desmatadas descontinuadamente num raio de três mil hectares.

De acordo com os apicultores, as árvores nativas são importantes porque fornecerão o pólen necessário para a sustentação da apicultura no Estado do Piauí. Atualmente, muitos produtores são obrigados a recorrer a misturas de açúcar e água como alternativa de alimentação aos insetos. Na prática, no entanto, a iniciativa não tem surtido o mesmo efeito sobre as colmeias.

O Estado nordestino, que aderiu à cultura do mel na década de 1970 com a chegada de apicultores paulistas à região, representa hoje aproximadamente 40% da produção nacional. Ali estão 18 mil apicultores e 350 mil colmeias, e quase todo o mel produzido segue para exportação.

Em primeiro lugar, está o Rio Grande do Sul, onde a safra está em curso, com 7 mil toneladas de mel por ano. Outros oito Estados brasileiros produzem mel em volumes próximos, que, frequentemente, alteram as posições no ranking nacional, dependendo do ano. No total, o país produz 45 mil toneladas.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Produção de embalagem deve fechar 2012 em queda

A desaceleração econômica foi fortemente sentida pela indústria brasileira de embalagens, que...

Veja mais
Dori investe em centro de pesquisa

A concorrência com as multinacionais do segmento de balas e confeitos impulsionou a brasileira Dori a melhorar seu...

Veja mais
Supermercadistas paulistas estão otimistas

Os supermercadistas paulistas estão mais otimistas em relação às vendas e contrataç&o...

Veja mais
Ao eleger marca ideal, classe média mantém fidelidade

Pesquisa do Data Popular revela que 46% dos consumidores da nova classe C ainda não têm uma marca do cora&c...

Veja mais
Governo derruba sobretaxa para insumos de calçados

Camex revogou taxa de 182% depois que fabricantes locais, que pediram a investigação, reclamaram do result...

Veja mais
Para se tornar líder em PCs no país, Lenovo compra CCE por R$ 300 mi

Valor é o mais alto já pago por empresa de eletrônicos no BrasilA Lenovo, fabricante chinesa de PCs,...

Veja mais
Gelado em domicílio

A marca de sorvetes Diletto, que desde 2010 tem mais de 20 quiosques em shoppings, projeta a abertura da primeira loja e...

Veja mais
Nova hidrovia reduzirá em R$ 2 bi custo de frete de grãos

Trajeto se estenderá até o porto de Santarém (PA) e ajudará a escoar produção ...

Veja mais
Prudência domina decisões de empresas e consumidores

A Sondagem do Comércio do Ibre/FGV, que reúne informações de cerca de 1.200 empresas, mostro...

Veja mais