No ano passado, o laticínio Verde Campo, de Minas Gerais, pôs nos supermercados o primeiro iogurte 100% sem lactose do país. O produto foi bem recebido e as vendas já são três vezes mais do que a empresa esperava. O passo seguinte está sendo dado hoje com o lançamento do primeiro queijo do país também totalmente sem lactose, segundo Alessandro Rios, presidente da Verde Campo. A linha se chama LacFree.
O queijo que começa a ser produzido dentro da linha é o cottage, um dos mais vendidos do laticínio especializado em produtos light e diet. "Nossa expectativa é que em 2013, 30% do nosso faturamento venha de produtos da linha zero lactose", diz o empresário. A Verde Campo, com sede em Lavras, faturou R$ 26 milhões no ano passado. Além de não ter lactose, o cottage tem, segundo a empresa, uma quantidade 33% inferior de sódio do que os produto comum. Rios se diz surpreso com o número de pessoas que vem percebendo que têm algum grau de intolerância à lactose, molécula presente no leite e derivados que, quando quebrada por meio da introdução da enzima lactase, torna o produto mais fácil de ser digerido.
A empresa investiu R$ 3 milhões para ampliar a capacidade da fábrica e na compra de equipamentos para a nova linha. A capacidade de produção é de 3 milhões de litros por mês. A distribuição dos produtos da Verde Campo - incluindo o queijo e o iogurte LacFree é feita em BH, Rio e São Paulo. Nos Estados do Sul e Brasília, as vendas ainda estão no começo.
Veículo: Valor Econômico