PepsiCo traz programa de apoio a novatas

Leia em 2min 50s

A PepsiCo inicia hoje uma busca por companhias novatas e candidatos a empreendedor no Brasil para promover projetos de inovação. A companhia americana - que é dona de marcas como Pepsi, Elma Chips, Quaker e Toddy - vai selecionar 25 projetos nas áreas de mobilidade, entretenimento, sustentabilidade e vendas. Um dos critérios mais importantes é que eles possam ser implantados em marcas da companhia. Na primeira fase, que dura até o fim do ano, serão escolhidos cinco projetos. Cada etapa vai durar aproximadamente um semestre.

Camila Maranezzi, gerente sênior de engajamento com consumidores e mídia da PepsiCo e responsável pelo projeto no país, disse que o Brasil foi escolhido por ser um mercado importante para a companhia e contar com um perfil de consumidores jovens, que reúnem características típicas de empreendedores.

O programa foi implantado em 2010 nos Estados Unidos e, no ano passado, foi estendido à Europa, com inscrições em 18 países. Neste ano, a PepsiCo decidiu ampliar o projeto para países emergentes, começando pelo Brasil. O programa também será lançado na Índia, entre o fim do ano e o início de 2013.

No Brasil, a companhia vai aceitar a inscrição de estudantes universitários, em vez restringi-las a companhias novatas, como fez nos Estados Unidos.

"A decisão de procurar principalmente os estudantes deve-se ao fato de no que no país há muitos jovens que têm ideias inovadoras, mas ainda não têm criaram suas próprias empresas e encontram dificuldades para apresentar os projetos a grandes companhias", disse Camila.

As inscrições podem ser feitas na página da companhia no Facebook. Os candidatos selecionados terão acesso ao time de executivos da empresa para desenvolver e implantar seus projetos. No caso dos projetos que necessitarem da abertura de uma empresa, a PepsiCo fará os investimentos. O orçamento do programa é mantido em sigilo.

Os responsáveis pelos cinco melhores projetos serão convidados para ir à sede da PepsiCo, em Nova York, para apresentar sua proposta, que poderá ser implantada em escala global pela companhia. "O objetivo é encontrar projetos que possam ser aplicados no Brasil, mas as propostas que ultrapassarem esse limite poderão ser implantadas em outros países, ou mesmo em outras empresas", disse a executiva.

Nos Estados Unidos, onde o programa recebeu aproximadamente 500 inscrições, dez projetos foram implantados. A exposição proporcionada pelo programa deu uma nova dimensão aos negócios selecionados.

Uma das empresas escolhidas, a AisleBuyer, de Boston, desenvolveu um aplicativo para pagamento via celular, com o objetivo de eliminar filas. A companhia foi adquirida em abril pela Intuit, de software e serviços financeiros, por US$ 100 milhões.

A Evil Genius Designs, cujo jogo on-line permite comprar produtos da PepsiCo, tornou-se parceira da companhia e fechou novas alianças para desenvolver jogos para dispositivos móveis.

Na Europa, 18 candidatos selecionados abriram suas companhias a partir do programa. Entre as empresas novatas está a Slingshot, que desenvolveu um software que permite ao consumidor comprar por meio do Facebook ou de dispositivos móveis.

O projeto de vendas on-line foi usado na marca Doritos, e resultou em uma taxa de conversão de 49%. Isso significa que de 100 consumidores que colocaram o item na cesta de compras, 49 efetivaram a compra. A taxa média de conversão, para comparar, varia de 3% a 6%. Com o desempenho alcançado, a Slingshot passou a atender outras companhias de grande porte na Europa.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Varejo tenta decifrar o enigma do "barato lá fora e caríssimo aqui"

Às margens do rio Paraná, próximo à fronteira com o Brasil, fica a Monalisa, uma das mais ap...

Veja mais
Hora de escolhas na Hypermarcas

Depois de um ciclo frenético de aquisições que levou a companhia a reunir mais de 100 marcas na div...

Veja mais
Televisores e telefones celulares devem ser as vedetes do Natal

Expectativa de pagamento do 13º salário anima lojistas para vendas de fim de anoSe depender do otimismo indi...

Veja mais
Fim de ano deve gerar demanda por 17 mil vagas

O comércio deve responder pela maior parte dos empregos temporários (75%)O previsão de vendas do Na...

Veja mais
Elavon aposta nos varejistas para crescer em cartões

Recém-chegada ao Brasil, a credenciadora de cartões americana Elavon firmou uma parceria pouco tradicional...

Veja mais
Controlador compra fatia de brasileiros na Faber-Castell

Quatro famílias de empresários brasileiros que possuíam 30,95% do capital da Faber-Castell no Brasi...

Veja mais
Samsung inaugura unidade em São Paulo e planeja chegar em mais regiões

A Samsung acaba de inaugurar sua segunda loja franqueada no País, localizada no Shopping Villa Lobos, na cidade d...

Veja mais
Loja focada em produto único avança no País

A tendência da especialização nas redes de alimentação é cada vez maior e muita...

Veja mais
Piracanjuba zero lactose é eleito o produto funcional mais inovador

Prêmio Fi Excellence Awards 2012 destacou os melhores da indústria alimentícia A Piracanjuba acab...

Veja mais