A PepsiCo inicia hoje uma busca por companhias novatas e candidatos a empreendedor no Brasil para promover projetos de inovação. A companhia americana - que é dona de marcas como Pepsi, Elma Chips, Quaker e Toddy - vai selecionar 25 projetos nas áreas de mobilidade, entretenimento, sustentabilidade e vendas. Um dos critérios mais importantes é que eles possam ser implantados em marcas da companhia. Na primeira fase, que dura até o fim do ano, serão escolhidos cinco projetos. Cada etapa vai durar aproximadamente um semestre.
Camila Maranezzi, gerente sênior de engajamento com consumidores e mídia da PepsiCo e responsável pelo projeto no país, disse que o Brasil foi escolhido por ser um mercado importante para a companhia e contar com um perfil de consumidores jovens, que reúnem características típicas de empreendedores.
O programa foi implantado em 2010 nos Estados Unidos e, no ano passado, foi estendido à Europa, com inscrições em 18 países. Neste ano, a PepsiCo decidiu ampliar o projeto para países emergentes, começando pelo Brasil. O programa também será lançado na Índia, entre o fim do ano e o início de 2013.
No Brasil, a companhia vai aceitar a inscrição de estudantes universitários, em vez restringi-las a companhias novatas, como fez nos Estados Unidos.
"A decisão de procurar principalmente os estudantes deve-se ao fato de no que no país há muitos jovens que têm ideias inovadoras, mas ainda não têm criaram suas próprias empresas e encontram dificuldades para apresentar os projetos a grandes companhias", disse Camila.
As inscrições podem ser feitas na página da companhia no Facebook. Os candidatos selecionados terão acesso ao time de executivos da empresa para desenvolver e implantar seus projetos. No caso dos projetos que necessitarem da abertura de uma empresa, a PepsiCo fará os investimentos. O orçamento do programa é mantido em sigilo.
Os responsáveis pelos cinco melhores projetos serão convidados para ir à sede da PepsiCo, em Nova York, para apresentar sua proposta, que poderá ser implantada em escala global pela companhia. "O objetivo é encontrar projetos que possam ser aplicados no Brasil, mas as propostas que ultrapassarem esse limite poderão ser implantadas em outros países, ou mesmo em outras empresas", disse a executiva.
Nos Estados Unidos, onde o programa recebeu aproximadamente 500 inscrições, dez projetos foram implantados. A exposição proporcionada pelo programa deu uma nova dimensão aos negócios selecionados.
Uma das empresas escolhidas, a AisleBuyer, de Boston, desenvolveu um aplicativo para pagamento via celular, com o objetivo de eliminar filas. A companhia foi adquirida em abril pela Intuit, de software e serviços financeiros, por US$ 100 milhões.
A Evil Genius Designs, cujo jogo on-line permite comprar produtos da PepsiCo, tornou-se parceira da companhia e fechou novas alianças para desenvolver jogos para dispositivos móveis.
Na Europa, 18 candidatos selecionados abriram suas companhias a partir do programa. Entre as empresas novatas está a Slingshot, que desenvolveu um software que permite ao consumidor comprar por meio do Facebook ou de dispositivos móveis.
O projeto de vendas on-line foi usado na marca Doritos, e resultou em uma taxa de conversão de 49%. Isso significa que de 100 consumidores que colocaram o item na cesta de compras, 49 efetivaram a compra. A taxa média de conversão, para comparar, varia de 3% a 6%. Com o desempenho alcançado, a Slingshot passou a atender outras companhias de grande porte na Europa.
Veículo: Valor Econômico