Para atrair mulher, a cor rosa não basta

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Até agora, o que diferenciava um aparelho de barbear e um produto para mulheres no mercado brasileiro era meramente a cor. Em novembro, a Procter & Gamble (P&G) traz para o país a linha Venus, da Gillette, desenhada para a depilação feminina, com o objetivo de dobrar as vendas da categoria em um ano. A companhia também vai lançar no Brasil a linha masculina mais sofisticada da marca, a Gillette Fusion Proglide.

A expectativa da P&G é que, em um ano, os itens femininos passem a representar 15% das vendas de Gillette no Brasil, frente aos 8% atuais. No mesmo prazo, o plano é aumentar a participação de mercado da marca nesse segmento, de 70% para 81%. Esta é a fatia da P&G nas vendas de lâminas masculinas.

Segundo Fernando Souza, gerente de marketing de Gillette, 70% das brasileiras que usam lâminas para depilar-se compram os produtos masculinos, por não enxergarem uma diferença nos produtos ditos femininos. A linha Gillette for Women, por exemplo, só se diferencia pela cor rosa. "É a primeira vez que vamos falar com essas mulheres. Vemos um potencial muito grande", afirma.

Souza também vê espaço para trazer novas consumidoras para a categoria. Hoje, 89% das mulheres usam lâminas para depilar alguma parte do corpo. "Também queremos crescer com quem usa creme depilatório ou cera", diz.

Em novembro, a companhia vai lançar a campanha de marketing da linha, com a cantora americana Jennifer Lopez, que também é a estrela de Venus nos Estados Unidos. O produto também terá destaque no ponto de venda.

A linha Venus é formada por quatro produtos: três aparelhos de três lâminas e um gel para depilar. Os aparelhos, nas cores azul claro ou rosa, têm cabeça arredondada e mais flexível, equipada com duas faixas de proteção, com a promessa de dar maior eficiência e segurança ao ato de depilar. O cabo também é melhor adaptado ao uso feminino. Pesquisas da P&G mostraram que o homem segura o cabo de duas formas diferentes. A mulher, por sua vez, usa o produto em 26 posições diferentes.

As lâminas custam entre R$ 10 e R$ 15, enquanto os itens da linha Gillette for Women custam R$ 9. Nos Estados Unidos, a linha Venus foi lançada em 2001 e, em 2008, ganhou versões de cinco lâminas.

A nova linha para o público masculino, Gillette Fusion Proglide, tem cinco lâminas, e seus produtos vão custar R$ 35, enquanto um item da linha Mach 3, de três lâminas, custa R$ 12. "Nossa grande missão será fazer 'trade up'", diz Juliana Moretti, gerente de marketing da Gillette. Para o lançamento, a Procter & Gamble vai trazer o tenista Roger Federer, garoto-propaganda global da marca, para o lançamento

A linha Venus é importada do México, e a Fusion Proglide, dos EUA. Geralmente, a Procter & Gamble testa as novas marcas no país e depois produz localmente.



Veículo: Valor Econômico


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