Empresa vai em busca do mercado externo com cereal de açaí

Leia em 3min

Blue Macaw Flora criou produto que promete ganhar espaço com a busca do cliente por alimentos saudáveis


A Blue Macaw Flora, empresa com sede em Mauá, na grande São Paulo, pretende ganhar espaço por meio do apelo saudável que tem o produto desenvolvido pelo negócio. O Frootiva, espécie de cereal natural e granulado pronto para o consumo, deve começar a ser exportado ainda neste ano e, com isso, o empreendimento espera fechar 2012 com faturamento de R$ 4,5 milhões.

Atualmente, o produto está disponível nos sabores açaí e cupuaçu. Mas a empresa, que faturou R$ 3 milhões no ano passado, já estuda o lançamento de novos sabores.

O próximo da lista será o maracujá. "Temos uma biodiversidade enorme e pouco explorada", destaca Ana Tovazi, 45 anos, que comanda a empresa ao lado de Marina Salama, 50.

A Blue Macaw (arara azul, em inglês), foi formatada inicialmente para exportar matéria-prima de produtos naturais do Brasil: extratos em pó de guaraná, açaí, cupuaçu e catuaba, por exemplo. Os artigos eram e ainda são comercializados principalmente com indústrias alimentícias que atuam nos setores de suplementos e também bebidas.

Os extratos são exportados para Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França e Austrália. "O Brasil, em geral, é visto como um exportador apenas de matéria-prima. Mas, e nós? Não fazemos nada?", questiona Ana.

Para abandonar o incômodo rótulo de fornecedor primário de matéria-prima e ganhar com produtos de valor agregado, a empresa foi estudar o mercado. A intenção era explorar a demanda pelo açaí, mas a ideia esbarrou na dificuldade de produzi-lo como fruta seca.

A solução encontrada, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), foi compor um produto inovador. "Usamos a maçã desidratada em cubo com a cobertura de açaí ou cupuaçu", explica Ana. O Frootiva pode ser consumido direto da embalagem ou ainda combinado com salada de frutas e iogurtes.

A linha também é comercializada para grandes empresas, que o utilizam como ingrediente em barras de cereais e granola. A marca responde por 20% do faturamento da companhia, mas a meta é chegar em 40% até o fim de 2013. O crescimento deve ser alcançado com o início das vendas para Arábia Saudita, Estados Unidos, Canadá e também para países da América Latina.

Ao explorar a biodiversidade brasileira, a Blue Macaw tem seu produto valorizado no exterior. "É uma forma de colocar o Brasil em evidência e o açaí tem uma força muito grande", diz a professora de engenharia de alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia, Edilene Amaral de Andrade Adell.

Para Edilene, a empresa segue uma tendência mundial. "No passado, o conceito era que um alimento saudável não era gostoso. Agora, temos uma mudança cultural, de que o alimento pode ser saudável e gostoso", afirma a especialista.

História. As criadoras da empresa conheceram-se em uma multinacional da área médica onde trabalharam. Ana atuava no departamento de exportação, importação e atendimento ao cliente. Marina era da área de vendas e marketing. "Trabalhar em uma multinacional nos deu uma bagagem muito grande. Estamos acostumadas a executar um planejamento com metas", explica Ana.

Foi durante as conversas do cotidiano entre as colegas que surgiu a ideia de ter o próprio negócio. "O empreendedorismo está na veia, mas estávamos procurando uma oportunidade, não só uma ideia que ficasse no papel", lembra Ana.

A oportunidade surgiu com os produtos naturais e saudáveis. "Existe uma tendência na busca pelo bem-estar. A população começa a ser mais preventiva, está mais exigente e quer consumir produtos saudáveis", completa Ana.



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Na Ásia, Yakult pode falar de saúde

Meenakshi, uma das centenas de mulheres jovens que percorrem as ruas poeirentas da Índia em motonetas promovendo ...

Veja mais
Queda dos juros chega ao varejo

Os cortes nas taxas de juros chegaram às grandes varejistas. Liderando as reduções estão as ...

Veja mais
Riachuelo inaugura loja conceito para o público feminino

A rede de lojas de departamentos Riachuelo apresentou o projeto da primeira loja Riachuelo Mulher, espaço conceit...

Veja mais
Venda de roupas porta a porta ganha novos competidores

Ao seguir o exemplo de modelo de negócios da De Millus - especializada na venda de lingeries por catálogo ...

Veja mais
Com oferta restrita, preços do leite fecham setembro em alta

O preço do leite recebido pelos produtores teve nova alta em setembro, de 1,6% frente ao de agosto, conforme indi...

Veja mais
Brasil ganha mercado com grãos especiais

Cresce no país o consumo dos cafés de qualidadeDepois de ter se tornado o maior produtor e exportador e o ...

Veja mais
Empresário otimista com Natal

Para 88,7% dos lojistas, vendas vão superar as de 2011, maior percentual desde 2007.Fatores como os altos n&iacut...

Veja mais
Conhecimento de aposentados vale ouro e é disputado no mercado

Experiência e qualificação são premiadas na maturidade, quando aposentados se tornam consulto...

Veja mais
Novo plano amplia o Ferroanel de São Paulo

O governo negocia com a concessionária de ferrovias ALL Logística a ampliação do chamado Fer...

Veja mais