A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) prevê crescimento de 14% nas vendas de brinquedos no Dia da Criança, ante igual período de 2011, e projeta uma alta de mesmo percentual para 2012, em relação ao ano passado. A data de 12 de outubro é considerada a principal para as vendas do setor, representando 35% do faturamento anual das lojas e dos fabricantes.
O Natal responde por 30% dos negócios, o que leva o último trimestre a responder por uma fatia de 65% das vendas para as fábricas e para o varejo de brinquedos.
De acordo com a Alshop, mesmo com o aumento da sobretaxa de importação de 20% para 35% desde dezembro de 2010, os brinquedos importados ainda são os mais vendidos. A contratação de funcionários temporários nas principais redes de brinquedos deve elevar em 20% o quadro de pessoal das lojas do setor, movimento este que se estenderá até o Natal, de acordo com a entidade.
Já uma das maiores redes de varejo do País, a Casas Bahia, que também tem forte atuação nos centros de compras, inovou este ano. No site CasasBahia.com.br, criou a campanha em que a cidade virtual "Brinquedópolis" precisará de um herói e uma heroína para protegê-la. Os pequenos candidatos podem enviar uma foto com fantasia de super-herói, na qual apareçam em situações inusitadas, mostrando todos os seus poderes. Os premiados também ganharão um conjunto (kit) de brinquedos. A promoção é válida até dia 18 de outubro e os vencedores serão divulgados dia 24.
Veículo: DCI