À espera das vendas para o Dia da Criança, comemorado no próximo dia 12, as lojas que comercializam brinquedos já trabalham com estoques maiores e calculam vender pelo menos 15% a mais neste período, na comparação com o ano passado. É o caso, por exemplo, da rede PBKids Brinquedos, que reforçou em 17% o seu estoque de produtos. "A previsão das vendas é crescer 15% em comparação a 2011, e o tíquete médio será de R$ 140,00", comenta Renato Floh, gerente-geral da empresa. Em parceria com fornecedores, as lojas da marca realizarão ações promocionais, com o objetivo de fortalecer a marca e o relacionamento com os clientes.
"O Dia da Criança está em segundo lugar no quesito de importância, ficando atrás somente do Natal. Também é considerado um termômetro para as vendas do fim do ano", explica Floh.
Entre os produtos que farão mais sucesso este ano, o executivo destaca os eletrônicos. "As grandes apostas são lap tops, iPads personalizados e carrinhos de controle remoto. Estamos apresentando ao nosso público um leque variado de produtos, com opções para meninos e meninas de todas as idades. A rede possui uma variedade de mais de oito mil produtos, dos quais 60% são importados, e 40%,nacionais", afirma o gerente-geral.
A PBKids é composta por 62 unidades espalhadas pelas principais cidades do País, entre as quais estão São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas (SP), Araraquara (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Salvador (BA) e Recife (PE).
Outra rede que está com grandes expectativas para o Dia da Criança é a Uatt, que espera faturar mais de R$ 1 milhão com a data. "O que nós queremos é quadruplicar o faturamento da marca do mesmo período do ano passado, já que antes não focávamos tanto essa data, mas percebemos que é um dos melhores períodos de vendas", explica Rafael Biasotto, diretor da empresa, que já conta dez anos de mercado.
A rede atualmente tem 50 franquias em operação no Brasil e, de acordo com Biasotto, pretende inaugurar mais 21 unidades até o final deste ano. "Lançamos uma campanha muito bacana para o Dia da Criança, que está sendo um sucesso. Estamos aprimorando os produtos para essa data ao longo dos anos", comenta.
Para o diretor, a data dará início a uma boa fase de vendas na rede. "Vai ser a virada para o Natal. O mês de setembro não foi tão bom, mas agora em outubro as vendas começam a esquentar, temos muitos lançamentos, como a linha pré-verão e itens de final de ano", diz Biasotto.
A linha lançada para o Dia da Criança inclui 30 novos produtos e, na análise do empresário, o mês de outubro deve ser responsável por 8% do faturamento total de 2012, enquanto dezembro pode representar até 18% das vendas.
"Estamos apostando em produtos como jogos e almofadas, objetos pessoais e kits de presentes", comenta Biasotto. A cada R$ 80,00 gastos em qualquer uma das lojas da rede, o cliente também receberá um cupom, com o qual poderá concorrer a prêmios como um videogameNintendo Wii, um novo iPad e até um skate elétrico.
e-Commerce
O Dia da Criança também é comemorado por alguns setores do comércio eletrônico (e-commerce) que já observam o aumento das vendas de produtos relacionados ao tema. O site Tricae, lançado em novembro do ano passado pelo grupo alemão Rocket Internet, responsável por marcas como Dafiti e Groupon, espera até triplicar o seu faturamento em outubro na comparação com o mês anterior.
"O Dia da Criança para o comércio eletrônico começa um pouco antes do que para os varejistas tradicionais. Na semana passada já vimos um grande aumento do número de visitas ao site e uma procura muito maior na parte de brinquedos", diz Gustavo Furtado, CEO da empresa.
O site apresenta em seu portfólio itens como artigos de bebê, brinquedos, calçados, artigos de vestuário e até móveis infantis. "Hoje já temos mais de 4 milhões de visitas mensalmente e cerca de 15 mil produtos para oferecer. Estamos crescendo 25% ao mês", afirma Furtado, que foi gerente de Marketing da Microsoft na área de desenvolvimento de aplicativos para smartphones antes de assumir o cargo atual.
O empresário também diz estar otimista com a data comemorada na próxima semana. "A previsão é faturar de duas a três vezes mais do que vínhamos faturando mensalmente com brinquedos, contando com o nosso fator de crescimento mensal. Estamos com promoções com vários fornecedores, divulgando muito mais a nossa marca e fortalecemos o nosso portfólio", conta.
A Tricae trabalha com marcas conhecidas do público infantil, como Mattel, Estrela, Grow, Malwee e Pampili. "Nascemos com a ambição de ser o maior site brasileiro de artigos infantis", completa Furtado.
Veículo: DCI