Marcas próprias incrementam faturamento e fidelizam clientes

Leia em 3min

Drogarias Araujo e Pague Menos e padaria Castelinho rotulam produtos para incrementar faturamento.


É cada vez maior o número de empresas que lançam produtos de marca própria, com o objetivo de fidelizar o cliente e, conseqüentemente, incrementar o faturamento. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), em 2011, no Brasil, 183 organizações já trabalhavam com essa linha de mercadoria, que atingia 22,4 milhões de lares e representava 4,9% de operações no mercado. Ainda de acordo com o estudo, as categorias destacadas são de higiene e beleza, que representaram maior ganho de participação em marcas próprias.

Em Minas, essa tendência vem se confirmando em algumas empresas, como é o caso da rede de drogarias Araujo, que no final de 2010 lançou os primeiros itens que levavam o nome da empresa. Hoje, já são 15 linhas que englobam aproximadamente 100 produtos, sendo que, alguns deles, correspondem a até 50% da receita bruta anual das categorias em que estão incluídos.

"Temos todos os artigos para pronto-socorro, cosméticos, estojos de higiene e os sabonetes líqüidos, que ocupam a segunda posição das marcas mais vendidas no gênero. Os termômetros já representam 41% do faturamento das mercadorias da mesma classe", destaca o gerente de marketing, André Giffoni.

Para Giffoni, trabalhar com marcas próprias é uma tendência de mercado que traz um diferencial para empresa, tornando-a mais reconhecida. "Alguns segmentos estão mais abertos ao movimento e nos permitem traçar estratégias de atuação. Há um mito de que esse linha de mercadoria tem que ser mais barata que a líder. Mas aqui na Araujo, a gente aposta no preço competitivo e, acima de tudo, na qualidade, fator que realmente o fará conquistar o mercado", explica.

A diretoria da rede não autorizou divulgar os investimentos realizados na implantação e ampliação da nova proposta de trabalho, mas o gerente revela que, para cada categoria, é feito um aporte e, que neste ano, o faturamento da empresa deve bater na casa de R$ 1,2 bilhão. Em 2011, a receita bruta da Araújo ficou na ordem dos R$ 930 milhões.

Pague Menos - Outra rede nacional de farmácias que apostou na ideia foi a Pague Menos, que em 2008 lançou os primeiros 40 itens de marca própria nas área de higiene pessoal, cosméticos, medicamentos e primeiros socorros. Desde então, não parou de crescer e criou mais quatro marcas distintas - Amorável, Dauf, Pague Menos e Vita -, que contam com 624 produtos disponíveis nas mais de 530 lojas distribuídas em todo o Brasil.

O gerente de negócios especiais da rede, Francisco José de Barros, afirma que apesar do boom no setor ter acontecido recentemente, a primeira iniciativa da Pague Menos, neste sentido, aconteceu há 20 anos. "Na época, a empresa lançou o fio dental e o complexo de gaze próprios, mas a ação não foi desenvolvida e parou por aí", conta.

O setor está sim em expansão, mas, na Pague Menos, ainda representa pequeno valor no faturamento anual do grupo. "Nos Estados Unidos, o fenômeno é natural e o Brasil tende a seguir o movimento. Hoje, todos os artigos de marca própria são responsáveis por 3% da receita bruta anual da empresa. Já a linha de perfumaria Pague Menos é bem expressiva e bate na casa dos 15% do faturamento anual da marca", esclarece.

Barros acredita que o destaque dessa linha de atuação é poder oferecer ao cliente o melhor custo/benefício. "Não há gastos adicionais quando fabricamos o item, o que nos permite praticar um preço mais competitivo, sem afetar a qualidade da mercadoria ofertada ao cliente", conclui.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

São Paulo ganhará novas 'superpadocas'

Novo modelo surgiu nos anos 80 em reação aos supermercados, que abriam padarias dentro de seus estabelecim...

Veja mais
Forno de Minas investe forte no mercado internacional

Resgate da receita clássica afasta crise.De olho no mercado internacional, a empresa mineira fabricante de p&atil...

Veja mais
As vendas do Dia da Criança devem ser até 15% superiores

À espera das vendas para o Dia da Criança, comemorado no próximo dia 12, as lojas que comercializam...

Veja mais
Pirelli muda para crescer no varejo

A Pirelli acaba de implementar uma nova estrutura organizacional para coordenar o desenvolvimento dos negócios de...

Veja mais
Exportação do Brasil para Argentina caiu 33% em setembro

Com recuo, saldo comercial favorável ao mercado brasileiro despencou 80%, ficando só em US$ 157 milh&otild...

Veja mais
Vaca transgênica tem leite que não dá alergia

Pesquisa feita na Nova Zelândia é primeiro passo para a produção de lácteos desse tipo...

Veja mais
A Unilever sai da retranca

Como a filial brasileira da gigante anglo-holandesa de bens de consumo voltou a crescer, depois de dois anos de vendas e...

Veja mais
O fim da marca Esso

A Raízen, dona da centenária rede de postos de combustíveis, decide aposentar uma marca que fez his...

Veja mais
Exportação de tabaco à China pode chegar a US$ 500 mi

Os embarques de fumo à China devem movimentar US$ 500 milhões neste ano, ou 31,5% a mais do que em 2011. A...

Veja mais