Vinagre: termina dia 6 de outubro o prazo para adequação

Leia em 4min 30s

Instrução Normativa nº 6 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelece novos padrões de identidade, qualidade e classificação



Termina no próximo dia 6 de outubro o prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) às indústrias vinagreiras para as novas adequações do vinagre (fermentado acéticos).


A Instrução Normativa nº 6 (IN), publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de abril modificou os padrões de identidade e qualidade e a classificação dos vinagres, feitos a partir de álcool, frutas, cereais, vegetais ou de mel de abelha. A legislação só não abrange os produtos obtidos da fermentação de vinho, que são abordados pela Lei 7678/88.


O texto estabelece parâmetros para fermentado acético duplo, triplo, em função da acidez, misto, condimentado e composto, adicionado de fruta, cereal ou mel simultaneamente. De acordo com a IN, no rótulo ou certificado de registro o fabricante poderá usar as denominações fermentado acético ou vinagre, mas não poderá utilizar os dois termos, já que eles são equivalentes, porém, mutuamente excludentes.


Segundo a coordenação-geral de Vinhos e Bebidas do Ministério as principais mudanças são: a determinação de limite para uso de corante caramelo (a fim de não confundi-los com os vinagres de vinho); a inclusão dos termos colorido e aromatizado (para dar maior clareza ao consumidor quanto à composição); e a proibição de uso de expressões não regulamentadas como artesanal, caseiro, premium e outras. 
A regra anterior era estabelecida pela Instrução Normativa nº 36/1999, que foi revogada.


O estoque de vinagres de álcool com a antiga denominação, fabricados até 5 de outubro de 2012, poderá ser comercializado. É possível que o consumidor também ainda encontre nas gôndolas os vinagres de álcool claro e escuro e o Agrin tinto ou branco, apenas enquanto durarem os estoques. De acordo com a Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (ANAV), os estoques das indústrias vinagreiras devem durar, no máximo, até o final de outubro.



Embalagens


A partir de agora, os fabricantes ficam obrigados a destacar na embalagem dos produtos os elementos adicionados para sua obtenção, tais como aroma natural, com o uso do termo "aromatizado". No caso da adição de corante, o fabricante terá de incluir no rótulo a expressão "colorido", acrescentada ao fim da sua denominação.

 

No fermentado acético condimentado, deverão ser utilizadas a especiaria inteira ou suas partes. Já produtos adicionados de condimento ou de aroma natural poderão apresentar alterações provenientes desses ingredientes. O prazo de adequação às novas exigências é de 180 dias a partir da publicação desta Instrução Normativa.


O que muda


Os dois tipos de vinagre de álcool - Vinagre de Álcool Escuro e Vinagre de Álcool Claro - sofrerão as seguintes alterações:

 

- O Vinagre de Álcool, não sofreu nenhuma alteração de formulação e sua denominação continua a mesma;
- O Vinagre de Álcool Claro passará a se chamar Vinagre de Álcool Colorido, tendo uma escala de cor de acordo com a quantidade de corante natural caramelo a ser seguida, ficando a critério de cada fabricante determinar a cor de acordo com essa escala, ganhando inclusive novo código de barras;
- O Vinagre de Álcool Escuro - com coloração semelhante ao Vinagre de Vinho Tinto, que respondia por 55% do mercado - não mais existirá. O último lote deverá ser produzido até 5 de outubro de 2012, podendo ser comercializado até o final do estoque.

- Os vinagres do tipo Agrin - com 10% de vinho e 90% de álcool (de cana de açúcar) - não poderão mais ser produzidos, ficando a última data de fabricação em 5 de outubro deste ano.

 

Outra alteração prevista na nova legislação diz respeito à alteração na nomenclatura dos produtos. Alguns exemplos:

 

- Vinagre de Álcool Escuro e Vinagre de Álcool Claro passam a ser Vinagre de Álcool Colorido;
- Vinagre de álcool (sem corante) não sofreu alteração - É Vinagre de Álcool;
- Vinagre de Maçã passa a ser Vinagre de Fruta - Maçã;
- Vinagre de Álcool com Limão para Vinagre de Álcool composto aromatizado - Limão;
- Vinagre de Arroz para Vinagre de Cereal - Arroz;
- Vinagre de Álcool com Alho para Vinagre de Álcool Aromatizado - Alho;
- Vinagre de Álcool com Hortelã para Vinagre de Álcool Colorido Aromatizado - Hortelã;
- Vinagre de Álcool com Ervas Finas para Vinagre de Álcool Aromatizado Ervas Finas.

Os vinagres de vinho (tinto ou branco) e os balsâmicos não sofrerão alterações, pois não estão mencionados nesta Instrução Normativa.

 

Consumo


De acordo com dados publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dos 170 milhões de litros de vinagre consumidos anualmente no Brasil, cerca de 80% corresponde ao vinagre de álcool. A Região Sudeste responde por 53% do consumo do produto em território nacional, seguido pelas regiões Sul (23%), Norte-Nordeste (19%) e Centro-Oeste (5%). A Região da Grande São Paulo é o maior pólo produtor de vinagre, concentrando 37% da produção total nacional, enquanto o interior de São Paulo é o principal mercado, onde o consumo chega a 24% da produção nacional.

 

 

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/ Portal Abras


 


Veja também

Em debate, a Hidrovia do Mercosul

O primeiro passo para a Hidrovia do Mercosul poderá ser dado, amanhã e sexta-feira, na cidade uruguaia de ...

Veja mais
FGV detecta recuperação em 8 dos 9 segmentos do comércio

A Sondagem da Confiança do Comércio da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta para uma recuper...

Veja mais
Marcas próprias incrementam faturamento e fidelizam clientes

Drogarias Araujo e Pague Menos e padaria Castelinho rotulam produtos para incrementar faturamento.É cada vez maio...

Veja mais
São Paulo ganhará novas 'superpadocas'

Novo modelo surgiu nos anos 80 em reação aos supermercados, que abriam padarias dentro de seus estabelecim...

Veja mais
Forno de Minas investe forte no mercado internacional

Resgate da receita clássica afasta crise.De olho no mercado internacional, a empresa mineira fabricante de p&atil...

Veja mais
As vendas do Dia da Criança devem ser até 15% superiores

À espera das vendas para o Dia da Criança, comemorado no próximo dia 12, as lojas que comercializam...

Veja mais
Pirelli muda para crescer no varejo

A Pirelli acaba de implementar uma nova estrutura organizacional para coordenar o desenvolvimento dos negócios de...

Veja mais
Exportação do Brasil para Argentina caiu 33% em setembro

Com recuo, saldo comercial favorável ao mercado brasileiro despencou 80%, ficando só em US$ 157 milh&otild...

Veja mais
Vaca transgênica tem leite que não dá alergia

Pesquisa feita na Nova Zelândia é primeiro passo para a produção de lácteos desse tipo...

Veja mais