A Unilever européia decidiu reduzir o número de cores das suas embalagens para economizar custos. A empresa lançou o Projeto Arco-Íris, que prevê a diminuição das mais de 100 tonalidades utilizadas atualmente em embalagens de produtos como molhos de salada, manteigas e margarinas para apenas seis cores. O responsável pelo projeto é o grupo de design londrino LFH, que prevê uma economia inicial entre US$ 13 milhões e US$ 26 milhões com a mudança, segundo informações da revista especializada "AdvertisingAge".
Procurada, a filial brasileira confirmou o projeto, mas informou que ainda não há previsão para a adoção da medida no país.
O programa de harmonização de cores está sendo procurado por outras empresas de bens de consumo, segundo o diretor de produção da LFH, Graham Hawkins. Os ganhos de redução de cor, diz Hawkins, podem inclusive ser aplicados em outras áreas do marketing. Só nas embalagens, as estimativas são de uma diminuição de custos da ordem de US$ 5 bilhões, se a mudança englobar toda a indústria.
Veículo: Valor Econômico