Mulheres assumem cargos cada vez mais importantes dentro das empresas

Leia em 2min 20s

Em SC, o destaque é para cargos de supervisão e gerência nas áreas administrativas e de RH


As mulheres já assumiam cargos de chefia em pequenas empresas, mas agora avançam em funções de supervisão, coordenação e presidência em diversos segmentos, inclusive nas grandes organizações. Pesquisa da Catho Online, site de classificados e de banco de currículos, revela que, no biênio 2011-2012, as mulheres ocupam 48% dos cargos de supervisão e igualam-se aos homens, são maioria nas vagas de coordenação e, aos poucos, chegam à presidência das empresas.

Em Santa Catarina, as mulheres têm sido mais efetivadas para cargos de supervisão e gerência nas áreas administrativas e de recursos humanos. De acordo com a regional da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), em Florianópolis, na área comercial, vista como a mais conservadora, o predomínio ainda é dos homens.

Maria Teresinha Vicente de Medeiros, presidente da regional da ABRH-SC, na Capital, acredita que o cenário é reflexo cultural dos catarinenses, mas que a nova geração de profissionais tem incentivado a colocação das mulheres nos cargos mais altos das corporações.

– Está entrando no mercado de trabalho a geração "Y", despreocupada com o modelo tradicional das empresas. Essa geração é centrada no que é bom para ela e, se algo não for bom, muda de emprego. Nesse contexto, a mulher trabalha melhor porque o homem é mais tradicional e não sabe como reagir diante desse funcionário – explica.

Dione Quadros é uma das três mulheres que ocupam cargos de gestão na Intelbras, empresa de São José que atua na área de centrais telefônicas, telefones e centrais condominiais. Ela começou no parque fabril da empresa em 1996.

Dentro da fábrica, Dione diz que nunca sentiu-se inferiorizada, com menos oportunidades para crescer na comparação com os homens. Ela acredita que o resultado do trabalho é o que conta para crescer e conquistar pontos na carreira.

Polo tecnológico favorece a contratação de mulheres

Rogério Francisco Silva, um dos diretores da Conexão Desenvolvimento Organizacional, de Florianópolis, afirma que 30% das empresas para as quais presta consultoria são chefiadas por mulheres – quando há um cargo desse tipo dentro da corporação.

Ele destaca que o fato de Santa Catarina ser um polo tecnológico faz com que o perfil listado pela pesquisa da Catho se diferencie por aqui: há muitas contratações de mulheres escaladas para gerenciar empresas de software e de engenharia. E, ao contrário do que se acredita, o consultor ressalta que, atualmente, são as próprias mulheres que evitam contratar funcionários do mesmo sexo para preencher cargos que estão abertos na empresa, e não os homens.

– A contratação de mulheres deixou de ser uma resistência masculina para ser feminina. Existem mulheres que não querem trabalhar com outras profissionais do mesmo sexo – diz.



Veículo: Diário Catarinense


Veja também

Itens de segurança contra perdas do varejo movimentam indústria

À medida que o varejo passou a apostar em segurança, um dos maiores fatores de queda da rentabilidade do s...

Veja mais
Preço do tomate para de aumentar

O preço da cesta básica fechou em R$ 261,47 em setembro, aumento de 2,51% em relação a agost...

Veja mais
Clássicos vendem mais

Opções tecnológicas competem com as tradicionais e só levam a melhor nas compras pela intern...

Veja mais
Cartões dão mais serviços para atrair comerciantes

Taxas chegam a 5%, mas ampliam possibilidade de negócios com clienteDesde 2010, lojistas passaram a usar um mesmo...

Veja mais
Supermercados puxam a alta dos preços em São Paulo

O consumidor tem encontrado preços em média 1,4% mais caros nas gôndolas dos supermercados. Pesquisa...

Veja mais
Rede am/pm está perto de faturar R$ 1 bi

A estratégia de transformar lojas de postos de combustível em pequenos supermercados de vizinhança ...

Veja mais
Dermage reduz custo de novo modelo de loja

Depois de lançar neste ano um site para vender seus produtos, a rede de produtos dermatológicos Dermage pe...

Veja mais
Preço da laranja não reage; Conab anuncia outro leilão

Pressionados por mais uma supersafra nesta temporada 2012/13, os preços recebidos pelos produtores de laranja vol...

Veja mais
Mercado nacional acumula perdas

Compradores aguardam momentos melhores para recompor os estoques.O mercado nacional de algodão mantém o ri...

Veja mais