O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Rio Grande do Sul (Icec-RS) apresentou aumento de 6,2% (119,0 pontos) em relação ao mês de agosto (112,1 pontos), sendo a segundo melhor expansão consecutiva nesta base de comparação. Em relação ao mesmo mês de 2011, o índice ficou em patamar 5,6% inferior.
Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (10) pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS). O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, comentou que é muito importante que o indicador melhore nesta época do ano. “Estamos nos aproximando do período mais importante para as vendas no comércio no ano. Um ambiente otimista estimula contratações e investimento e, com isso, toda a economia ganha”, disse, através de nota divulgada pela assessoria de imprensa.
A elevação do Icec-RS foi determinada, principalmente, pelos componentes referentes à situação atual e às expectativas quanto ao futuro, que tiveram expansão de 12,1% e 6,4%, respectivamente. O indicador referente aos investimentos registrou alta um pouco menos expressiva, de 1,2%.
As empresas com até 50 funcionários apresentaram elevação mais significativa, de 6,2%, atingindo 118,5 pontos. Para as empresas com mais de 50 funcionários, o Icec-RS teve acréscimo de 3,9%, chegando a 144,0 pontos.
Veículo: Jornal do Comércio - RS