Pesquisa realizada nas principais cidades de Santa Catarina apura que mais da metade dos pais prefere pagar as compras à vista
Para o comércio, o mês de outubro é sinônimo de movimentação econômica em decorrência do Dia da Criança. Para avaliar o perfil do consumidor e o impacto econômico da data, a Fecomércio SC ouviu 3.006 pessoas entre os dias 19 e 22 de setembro nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages.
A Pesquisa Fecomércio de Intenção de Compras para o Dia da Criança revela que a melhor situação financeira das famílias catarinenses neste ano deve garantir maior movimento de vendas para o comércio até o próximo domingo.
O aumento na expectativa de gasto médio dos consumidores também aponta que haverá melhora no faturamento das empresas. Ainda assim, os consumidores estão preferindo pagamento à vista para fugir das dívidas, além da busca pelos descontos, melhores preços e atendimento de qualidade.
A procura maior por presentes deve ser nos setores de brinquedo (56,7%); roupas, calçados e acessórios (35,8%); eletrônicos (3,4%), livros (2,6%) e jogos (2,1%). A Pesquisa Fecomércio de Intenção de Compras para o Dia da Criança levantou também a expectativa de gasto dos consumidores para a data. Em Santa Catarina, o valor médio dos presentes deve ser de R$ 143,53.
Na comparação com o Dia das Crianças de 2011, a expectativa de gasto médio dos catarinenses cresceu. No último ano ela havia sido de R$ 119,34, ou seja, aumentou mais de R$ 24.
Nas seis cidades pesquisadas, o valor ficou acima dos R$ 120,00. Criciúma aparece como destaque, já que o gasto médio declarado pelos consumidores da cidade foi muito superior ao do Estado: R$ 172,04. Em seguida aparecem: Chapecó (R$ 148,58); Joinville (R$ 142,51); Blumenau (R$ 141,57); Lages (R$ 138,54) e Florianópolis (128,66).
Para quitar as compras, a maioria dos consumidores catarinenses revelou preferência pelo pagamento à vista (56,2%). Em seguida aparecem as opções ‘à vista no cartão de crédito’ (12,8%), ‘parcelado no cartão de crédito’ (9,7%), ‘à vista no cartão de débito’ e ‘parcelado no crediário’ tiveram 9% cada.
Ao que indica a Pesquisa Fecomércio SC, nem só os filhos vão ganhar presentes. Embora um número expressivo de entrevistados (41,5%) disse ter intenção de presentear o filho. Também 22,6% pretendem presentear sobrinhos e ainda 20,7% devem comprar presentes para afiliados.
Veículo: Diário Catarinense