Todos os principais Estados produtores de feijão primeira safra devem cultivar área menor em 2012/13 em relação ao período anterior, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que apresentou ontem o primeiro levantamento de intenção de plantio. "As boas perspectivas de outras culturas, como soja e milho, com maior estabilidade e liquidez, a comercialização instável e os riscos climáticos aliados à cultura do feijão, têm influenciado a intenção dos plantadores em todo país", afirma a Conab.
Desse modo, a área de feijão primeira safra está estimada entre 1,17 milhão e 1,19 milhão de hectares, o que configura um decréscimo entre 6% e 3,9%, em relação à safra passada. A Conab salienta que as chuvas ocorridas na região Centro-Sul favoreceram as áreas já semeadas, trazendo a umidade necessária para o preparo do solo e plantio. As previsões climáticas são otimistas para o próximo trimestre, com chuvas regulares a partir de outubro, favorecendo desta forma, o desenvolvimento das lavouras.
Quase 41% da safra do feijão primeira safra é plantada na região Sul, com destaque para o Estado do Paraná; 34,6% na região Sudeste, destacando Minas Gerais e São Paulo; 15,1% na região Centro-Oeste, com destaque para Goiás; e 8,9% na região Nordeste, principalmente na Bahia.
Arroz - Já o plantio de arroz no Sul está sendo favorecido pela reposição de mananciais, que está se completando rapidamente, graças aos bons índices pluviométricos verificados recentemente na região. Desse modo, o produtor de arroz tem as condições ideais para a sustentação do plantio. O plantio desta safra 2012/13 atualmente se encontra em torno de 10% a 20% da área prevista na região, informam os técnicos da Conab, no primeiro levantamento de intenção de plantio, divulgado ontem.
Neste primeiro levantamento, a safra nacional de arroz está projetada entre 11,5 milhões a 11,7 milhões de toneladas, ou seja, uma produção praticamente igual à do ano passado, em uma área um pouco menor, oscilando entre menos 2,9% a 1,4% menor que a área passada. Os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que juntos cultivam quase 50% da área total de arroz, devem produzir quase 80% da safra nacional do cereal.
Veículo: Diário do Comércio - MG