As lojas que comercializam brinquedos e outros produtos de sucesso com o público infantil passaram por um bom momento de vendas nos últimos dias devido ao Dia da Criança, comemorado na última sexta-feira. Na Ri Happy Brinquedos, o crescimento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 10%.
"Nós, brasileiros, deixamos para resolver a situação de compra sempre em cima da hora, faz parte da cultura", comenta o diretor de Marketing da empresa, Mario Honorato. Segundo ele, os maiores sucessos de venda esse ano foram Galinha Pintadinha, Matchbox, Beyblade e Carrossel.
Para o Dia da Criança, a Ri Happy, que comprou em junho sua maior concorrente, a PBKids, aumentou seu estoque em até 20% este ano. "Quando queremos crescer 10% em vendas, temos que aumentar em pelo menos 15% o estoque", diz Honorato.
Com os bons resultados na primeira quinzena de outubro, a rede já cria expectativas para o final do ano. "O Natal deste ano deve ser melhor que o do ano passado", completa o diretor de marketing, que projeta repetir o avanço de 10% também nesta data.
Na rede Semaan, a última semana trouxe uma surpresa positiva nas vendas. "No começo parecia que ia ser estável e sem crescimento, mas na semana passada vimos um boom de vendas, uma explosão que não esperávamos", comenta Marcelo Mouawad, diretor comercial da empresa.
A marca registrou crescimento de 10% em relação ao ano passado e agora espera que as vendas de fim de ano sigam a mesma tendência. "Tínhamos aumentado o estoque em 30%, já pensando no Natal também, que deve ter um tíquete médio ainda maior", completa Marcelo.
Na PBKids, o estoque para o período foi aumentado em 17%. "O Dia das Crianças está em segundo lugar no quesito de importância, ficando atrás somente do Natal. Também é considerado um termômetro para as vendas do fim do ano", explica Renato Floh, gerente geral da empresa.
No comércio eletrônico, as vendas de produtos para crianças também registraram grande incremento. No site comparador de preços Zoom, os produtos mais procurados no período foram o Jogo Fifa 13 (324% de aumento nas buscas), Galinha Pintadinha (173%) e Nintendo Wii (70%).
Brinquedos
As redes que comercializam brinquedos também têm outros motivos para comemorar. Uma pesquisa do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IbopeInteligência mostrou que os brasileiros devem gastar cerca de R$ 6,02 bilhões em brinquedos até o final deste ano, o que resulta em um aumento de 14% em comparação com o ano anterior.
De acordo com os dados apresentados, o maior potencial de consumo está na classe B, que corresponde a 24,45% dos domicílios brasileiros e pode ser responsável por quase metade das vendas de brinquedos.
A Região Sudeste é responsável pela maior parte do consumo, cerca de 53,29%, e apresenta uma estimativa de gasto de R$ 42,53 per capita ao ano. A Região Sul vem em seguida com 17,33% de potencial de consumo.
Veículo: DCI