Dia da Criança movimenta lojas com compras de última hora

Leia em 2min 30s

As lojas que comercializam brinquedos e outros produtos de sucesso com o público infantil passaram por um bom momento de vendas nos últimos dias devido ao Dia da Criança, comemorado na última sexta-feira. Na Ri Happy Brinquedos, o crescimento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 10%.

"Nós, brasileiros, deixamos para resolver a situação de compra sempre em cima da hora, faz parte da cultura", comenta o diretor de Marketing da empresa, Mario Honorato. Segundo ele, os maiores sucessos de venda esse ano foram Galinha Pintadinha, Matchbox, Beyblade e Carrossel.

Para o Dia da Criança, a Ri Happy, que comprou em junho sua maior concorrente, a PBKids, aumentou seu estoque em até 20% este ano. "Quando queremos crescer 10% em vendas, temos que aumentar em pelo menos 15% o estoque", diz Honorato.

Com os bons resultados na primeira quinzena de outubro, a rede já cria expectativas para o final do ano. "O Natal deste ano deve ser melhor que o do ano passado", completa o diretor de marketing, que projeta repetir o avanço de 10% também nesta data.

Na rede Semaan, a última semana trouxe uma surpresa positiva nas vendas. "No começo parecia que ia ser estável e sem crescimento, mas na semana passada vimos um boom de vendas, uma explosão que não esperávamos", comenta Marcelo Mouawad, diretor comercial da empresa.

A marca registrou crescimento de 10% em relação ao ano passado e agora espera que as vendas de fim de ano sigam a mesma tendência. "Tínhamos aumentado o estoque em 30%, já pensando no Natal também, que deve ter um tíquete médio ainda maior", completa Marcelo.

Na PBKids, o estoque para o período foi aumentado em 17%. "O Dia das Crianças está em segundo lugar no quesito de importância, ficando atrás somente do Natal. Também é considerado um termômetro para as vendas do fim do ano", explica Renato Floh, gerente geral da empresa.

No comércio eletrônico, as vendas de produtos para crianças também registraram grande incremento. No site comparador de preços Zoom, os produtos mais procurados no período foram o Jogo Fifa 13 (324% de aumento nas buscas), Galinha Pintadinha (173%) e Nintendo Wii (70%).

Brinquedos

As redes que comercializam brinquedos também têm outros motivos para comemorar. Uma pesquisa do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IbopeInteligência mostrou que os brasileiros devem gastar cerca de R$ 6,02 bilhões em brinquedos até o final deste ano, o que resulta em um aumento de 14% em comparação com o ano anterior.

De acordo com os dados apresentados, o maior potencial de consumo está na classe B, que corresponde a 24,45% dos domicílios brasileiros e pode ser responsável por quase metade das vendas de brinquedos.

A Região Sudeste é responsável pela maior parte do consumo, cerca de 53,29%, e apresenta uma estimativa de gasto de R$ 42,53 per capita ao ano. A Região Sul vem em seguida com 17,33% de potencial de consumo.



Veículo: DCI


Veja também

Alta rotatividade de cargos pode ser punida

Mudanças no mercado de trabalho preveem inclusão de barreiras nas formas de acessar seguro-desemprego e un...

Veja mais
Impostos sobre presentes do Dia da Criança chegam a 72%

Videogame é o item com a maior taxação, segundo dados do IBPTOs tributos representam a maior parte ...

Veja mais
Uma safra recorde de maçãs

O Estado americano de Washington está registrando a segunda maior safra de maçã de sua histó...

Veja mais
Dufry compra divisão da Folli

A Dufry, multinacional suíça que opera lojas em aeroportos, anunciou ontem a assinatura de acordo para adq...

Veja mais
Facebook usa novo sistema para atrair publicidade

O cheiro de tinta fresca ainda pode ser sentido no quinto andar do prédio, instalado em uma área nobre de ...

Veja mais
Indústria da laranja abre suas contas pela primeira vez

Estudo do Consecitrus revela o mapa da cadeia e aponta onde empresas e citricultores podem convergir A equaç&a...

Veja mais
Hope adota material ecológico em lingerie

Nova linha tem peças fabricadas com fibras extraídas da madeira de faia que buscam oferecer, ao vestir, co...

Veja mais
Inmetro alerta sobre selos de qualidade

Os pais devem redobrar a atenção ao comprar presentes para o Dia da Criança, especialmente em rela&...

Veja mais
Interior paulista atrai shopping e área de lazer ganha destaque

O interior paulista tem atraído o interesse dos investidores no ramo de centros de compras e a novidade fica por ...

Veja mais