Os estoques das empresas dos Estados Unidos subiram 0,6% em agosto ante julho, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 1,602 trilhão, segundo informou o Departamento do Comércio. A alta superou a previsão dos economistas consultados pela "Dow Jones", de 0,5%.
Na comparação com agosto do ano passado, os estoques cresceram 7,8%. Já as vendas das empresas aumentaram 0,5% em agosto ante julho, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 1,247 trilhão.
O relatório mostrou que os estoques de veículos e autopeças tiveram alta mensal de 1,5% em agosto. Os estoques de materiais de construção e móveis também cresceram. Excluindo o setor de automóveis, os estoques no varejo subiram 0,2%.
As companhias geralmente aumentam seus estoques se acreditam que a demanda vai crescer. Os números sobre estoques são usados para calcular o Produto Interno Bruto (PIB). A mudança nos estoques privados reais - que inclui os estoques das varejistas - subtraiu 0,46 ponto porcentual do crescimento de 1,3% do PIB no segundo trimestre deste ano. No primeiro trimestre a dedução foi de 0,39 ponto percentual.
O relatório divulgado ontem mostra que a relação entre os estoques e as vendas, que mede quantos meses demoraria para uma empresa acabar com seu estoque, ficou estável em 1,28 em agosto.
Veículo: Diário do Comércio - MG