A categoria alimentos frescos é uma das mais importantes para os supermercado e chega a representar cerca de 60% das vendas do autosserviço em todo o mundo. No entanto, os problemas de gestão representam prejuízos de 7% com esses produtos. “As perdas podem chegar a até 4% da receita total dos varejistas”, adverte o gaúcho João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação – e também da Associação Latino-Americana de Supermercados.
Oliveira, que tem vasta experiência no setor - já presidiu a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) -, destaca a importância de desenvolver mecanismos de segurança dos alimentos para os consumidores e de reduzir perdas e custos por meio de um sistema de gerenciamento de dados variáveis, como data de validade. Para oferecer alternativas aos empresários, a GS1 Brasil promoverá o Seminário Internacional GS1 Brasil Revolução no Ponto de Vendas, no dia 31 de outubro, na sede da GS1 Brasil, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site da entidade (www.gs1br.org).
Veículo: Jornal do Comércio - RS