Rede é especializada em produtos naturais e orgânicos.
Os produtos orgânicos utilizam em sua produção técnicas que respeitam o meio ambiente e focam na qualidade do alimento sem uso de agrotóxicos. Esses produtos têm ganhado muito espaço na vida de pessoas que desejam manter hábitos de alimentação mais saudáveis e, ao mesmo tempo, respeitam a natureza. Dentro desse conceito, foi fundada, em 1998, em Petrópolis (RJ), a Via Verde, rede de franquias especializada em produtos naturais, orgânicos e voltada para a saúde e bem-estar.
Said Godinho Freire é terapeuta, mora em Belo Horizonte, mas, por causa da profissão, passa dez dias por mês no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, ela e sua irmã, Carina Godinho Ferreira, conheceram a Via Verde e decidiram trazer a franquia para Belo Horizonte. "Conhecemos a loja, gostamos do conceito e resolvemos trazer a marca para Belo Horizonte", relata Carina, que acredita na proposta da empresa de incentivar hábitos de vida saudável. "Decidimos investir nos produtos naturais e orgânicos, uma vez que o brasileiro já aceita e consome estes itens", diz. "Outro ponto importante que nos fez apostar na franquia é o respeito ao meio ambiente na produção dos alimentos", acrescenta.
Carina Godinho defende o ideal pretendido por muitas pessoas de uma alimentação balanceada aliada a exercícios regulares para uma vida mais sadia. "Todo mundo hoje em dia busca alimentar-ser melhor e fazer exercícios adequadamente. A Via Verde vai ajudar as pessoas neste sentido", observa. Para ela, os produtos orgânicos encontram público receptivo em Belo Horizonte. "Este tipo de alimento é uma tendência mundial. Existe, atualmente, uma busca incessante por um estilo de vida adequado e equilibrado, e para os belo-horizontinos não é diferente. As pessoas passam na porta da loja curiosas, já existe interesse por parte delas", avalia.
A unidade Via Verde da capital mineira foi inaugurada no último dia 26 e fica localizada no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha. O diretor de expansão da Via Verde, Paulo Roberto Sattler Júnior, afirma que foram feitas pesquisas no bairro e os moradores se mostraram interessados no novo negócio. "Constatamos que não existe nada parecido na cidade", aponta.
Segunda franquia da marca em Minas Gerais - a outra fica na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata -, a Via Verde possui 25 lojas em todo Brasil e está presente em seis estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Alagoas). Desse total, 18 unidades são franqueadas, duas próprias e cinco novas operações em fase de inauguração. "Porto Alegre (RS), Campinas (SP) e outras três cidades fluminenses receberão uma loja Via Verde ainda neste ano", salienta Sattler Júnior. Ele revela a intenção da marca de deter 100 operações em território brasileiro em um prazo de cinco anos. "Acredito que, se as coisas caminharem como estão, ultrapassaremos esta meta", projeta. Para 2013, o diretor espera a abertura de mais 12 lojas. "Essa é uma meta conservadora e sei que vamos superá-la."
Mix - No mix de produtos da Via Verde, os consumidores encontram inúmeras opções, como alimentos naturais e integrais, diet, light, sem glúten e sem lactose, fitoterápicos, suplementos alimentares e cosméticos naturais. A marca disponibiliza também artigos como livros e CDs de relaxamento e autoajuda, incensos, velas aromáticas e objetos de decoração. Sattler Júnior aponta os produtos mais procurados nas lojas Via Verde. "Mesmo com a vasta gama de produtos, os itens mais procurados são de alimentação, como óleo de coco, farinha de linhaça dourada, dentre outros, que representam 60% das vendas", esclarece.
Os modelos de negócios propostos pela rede são lojas de rua e de shopping. As lojas podem contar, ainda, com uma lanchonete onde são servidos lanches, salgados e tortas light, diet e integrais, além de bebidas saudáveis.
Sattler Júnior explica que a franquia oferece treinamento in loco. "Um especialista da Via Verde vai até o local onde será aberta a franquia para executar o treinamento. Posteriormente, o franqueador vai até a sede da Via Verde, em Petrópolis, para fazer uma ambientação dos negócios. E, por fim, oferecemos consultoria para a montagem da loja e, após a inauguração, existe uma comunicação diária franquia-franqueador", conclui.
Veículo: Diário do Comércio - MG