A Tectoy, fabricante brasileira de eletroeletrônicos, decidiu investir na produção de tablets e de produtos para cuidados com bebês, como parte da sua meta de longo prazo de diversificar a produção para reduzir a dependência em relação às linhas de aparelhos de DVD e conversores digitais de TV.
A companhia iniciou a produção de tablets voltados para o público infantil, desenvolvidos com temas de personagens da Disney e da Mattel. "A linha será lançada este mês para aproveitar o período de Natal", afirmou Sergio Bastos, executivo-chefe da Tectoy.
Ele observou que o mercado de tablets cresce este ano 275%, devendo chegar a 3 milhões de unidades vendidas no país. Em 2013, esse mercado deve crescer para 5,4 milhões de unidades, segundo a IDC. "É um mercado em franca expansão e ainda há pouca concorrência no segmento infantil."
A Tectoy também competirá na área de produtos para cuidados com bebês. A companhia vai produzir em Manaus umidificadores ultrassônicos, inaladores ultrassônicos, aquecedores de mamadeiras, esterilizadores de chupetas, vídeo babá eletrônica, babá eletrônica, câmeras e filmadoras. Para isso, fechou acordo com a Mattel para licenciamento da marca Fischer Price. Ao todo, serão lançados 14 produtos até julho de 2013.
Os itens com a marca Fischer Price também serão fabricados pela Tectoy. Bastos diz que a decisão tem por fim reduzir a concentração de receita. Em 2011, a companhia encerrou o ano com receita de R$ 103,15 milhões, dos quais 51% foram provenientes das vendas de conversores digitais para a Sky e 29% vieram das vendas de aparelhos de DVDs.
"Essa será a primeira linha de tecnologia da Fischer Price com um parceiro local e a escolha foi feita a dedo", afirmou Erica Giacomelli, diretora de produtos de consumo da Mattel do Brasil. Globalmente, a companhia começou a competir este ano no mercado de cuidados para bebês com a marca Fischer Price e tem fechado parcerias em diferentes países para produzir esses itens localmente.
Este ano, a Mattel trará ao Brasil 40 itens nesse segmento, incluindo chupetas, mamadeiras, e bolsas para maternidade. Erica disse que a companhia negocia acordos com outros fabricantes brasileiros para ampliar o seu portfólio na área de produtos de cuidados com bebê.
Veículo: Valor Econômico