Decoração interativa é tendência neste Natal

Leia em 4min 10s

Preparativos começam com meses de antecedência e envolvem grandes investimentos para agradar os consumidores


Os sinos, a neve artificial e os papais noéis espalhados pelo comércio anunciam: é tempo de Natal. Nas lojas e shopping centers de Porto Alegre, aos poucos vai revelando-se a decoração que sinaliza o início da temporada de compra de presentes. E os esforços para atrair os olhos dos consumidores não são poucos. A preparação para o principal período de vendas do ano começa muito antes da chegada do bom velhinho, demandando cuidados e recursos milionários dos centros comerciais.

É o caso do BarraShoppingSul. Inspirado no balé O Quebra-Nozes, a decoração de Natal começou a ser programada em março deste ano, mesmo com lançamento tendo ocorrido em 31 de outubro. Com investimento superior a R$ 2 milhões, são 22 árvores, uma delas com 13 metros de altura, 38 soldadinhos em fibra, 21 guirlandas, sete bonecos animatrônicos e 23 mil microlâmpadas, cercados por elementos vermelhos e dourados que se somam aos símbolos de um dos mais conhecidos contos de Natal.

“Nossa principal inspiração foi o balé, tema que já havia aparecido no Diamondmall (shopping center da Multiplan em Belo Horizonte), mas que ainda era inédito em Porto Alegre”, diz a gerente de marketing do BarraShoppingSul, Tânia Nascimento. A executiva destaca que o Papai Noel não poderia ficar de fora, pois continua sendo o ícone mais aguardado pelas crianças, que ainda podem interagir com um urso de 1,7m que conversa com os clientes.

Todo o arsenal de ideias e peças que compõem a caracterização natalina do BarraShoppingSul e de outros 130 shoppings no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Angola foram pensados e desenvolvidos pela Cipolatti, maior empresa do segmento na América Latina. Somente no Rio Grande do Sul, a companhia assina a decoração do Shopping Bourbon Assis Brasil, BarraShoppingSul, Bourbon Shopping Country, Bourbon Ipiranga, Bourbon Novo Shopping, Bourbon São Leopoldo, Paseo Zona Sul, Porto Alegre Centerlar e Shopping Center Iguatemi Caxias.

A sócia da empresa, Ana Cecília Cipolatti, revela que a principal tendência para o varejo de grande porte é a interatividade. De acordo com a empresária, esse é o tipo de estratégia que cai no gosto não somente das crianças, mas também dos adultos. “Os shoppings buscam decorações que causam bastante impacto, as pessoas querem sair do cotidiano e da passividade e passar por uma experiência memorável e sensorial”, argumenta. Nesse contexto, ela aponta que o uso de luzes inteligentes, decorações com aroma e bonecos animatrônicos são os mais requisitados.

Em 2012, os clientes da Cipolatti vão demandar nove mil bonecos de pelúcia, 430 mil bolas de Natal, 130 mil laços, 260 árvores com mais de seis metros, 9,2 mil guirlandas e 6,5 milhões de microlâmpadas. E, apesar da grandeza ostentada pelos grandes shoppings centers nessa época, o pequeno varejo também pode usar a criatividade para decorar as lojas com menos recursos. Ana Cecília destaca que, nestes casos, o menos é mais. As principais dicas são a escolha de decorações que valorizem uma única cor, onde o dourado, o vermelho e o verde são os que melhor caracterizam o momento.

“Apostar em um tom monocromático é a dica para não errar, pois não sai do tradicional, mas misturar as três cores também é válido, pois sempre agrada”, destaca. Outro ponto que pode ajudar a não poluir visualmente pequenos espaços é a escolha de um único símbolo. “É possível trabalhar apenas com bolas prateadas ou douradas, ou somente com bonecos de neve, é possível fazer composições com diferentes texturas”, acrescenta. O ideal é não carregar o ambiente, até para que a decoração não chame mais atenção do que os produtos da loja.

Novos temas inovam caracterização dos estabelecimentos comerciais

Com seus símbolos típicos e tradicionais, inovar na decoração natalina pode ser um desafio. A sócia da empresa especializada Cipolatti, Ana Cecília Cipolatti, explica que é preciso levar em conta as características arquitetônicas e culturais do local onde o processo será desenvolvido, mas que a concorrência entre os diferentes shoppings centers obriga a companhia a pesquisar novas alternativas. “Uma novidade que tem feito muito sucesso é a projeção mapeada, onde aparece a silhueta do personagem, que conversa com o público”, revela.

Trazer elementos até então inexplorados também vem sendo uma opção dos centros comerciais para ganhar diferenciais frente a uma data com características marcadas. O Shop-ping Total, em Porto Alegre, promove, a partir do próximo sábado, o Natal Gaúcho. A ideia é valorizar aspectos da cultura regional, sem abrir mão dos símbolos clássicos da festividade. No dia 30 de novembro, será realizada a chegada do Papai Noel. Além da já tradicional descida do Papai Noel pela chaminé, o evento conta com atrações musicais e show de fogos de artifício.

Já o Praia de Belas Shopping, também na Capital, inaugura sua decoração amanhã focando nas fiéis escudeiras do Papai Noel: as renas, que seguindo a tendência interativa, vão conversar com os pequenos visitantes. Além disso, a programação do shopping conta com oficinas lúdicas para as crianças.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Panetone e peru vão encarecer o Natal

Consumidor vai encarar preço até 15% mais altoQuem acha que as festas de final de ano têm gosto de p...

Veja mais
Invenção traz praticidade e mobilidade ao churrasco

Espeto movido a pilha vende em média 500 unidades por mêsUma ideia simples, gerada há pouco tempo, e...

Veja mais
Campanha de redução do consumo de sal chega ao Paraná

Iniciativa será lançada nesta segunda-feira pela Apras. A loja Condor Nilo Peçanha é o hiper...

Veja mais
Vestuário atrai mais investidores

Com previsão de atingir faturamento de R$ 156,9 bilhões este ano no Brasil, o varejo de vestuário r...

Veja mais
Grupo Guerra vai produzir pão francês no Paraná

Receitas francesas de pães, bolos e biscoitos vão começar a ser feitas em Guarapuava, no Paran&aacu...

Veja mais
Tectoy vai produzir tablets para crianças

A Tectoy, fabricante brasileira de eletroeletrônicos, decidiu investir na produção de tablets e de p...

Veja mais
Crise da laranja deve perdurar em 2013

Ainda não há luz no fim do túnel. Às voltas com um dos maiores estoques de suco de laranja d...

Veja mais
Custos pressionam preços do leite

Altas consecutivas são conseqüência da oferta reduzida do produto devido à estiagem.O pre&ccedi...

Veja mais
Via Verde inaugura primeira unidade em Belo Horizonte

Rede é especializada em produtos naturais e orgânicos.Os produtos orgânicos utilizam em sua produ&cce...

Veja mais