Rede especializada em decoração e enxoval para casa pretende chegar a 90 unidades no Estado até 2015.
A rede de franquias VestCasa está de olho em Minas Gerais. Especializada em produtos de cama, mesa, banho e decoração com foco nas classes C e D, a empresa elaborou um projeto de franquias que se encaixa bem em cidades pequenas, a partir de 30 mil habitantes, e, com isso, pretende aumentar sua presença no Estado. Hoje, a rede conta com quatro lojas, sendo uma na Capital, duas em Contagem e uma em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A meta é até 2015 alcançar a marca de 90 franquias em Minas. No Brasil são quase 100 unidades em operação e os planos são de abrir mais 300 nos próximos três anos.
As informações são do sócio-fundador da VestCasa, Ahmad Yassin. Ele informa que a rede já está com 97 unidades em operação e que até o final deste ano já serão 120. "Nós já estamos bem estabelecidos em São Paulo, então vamos partir para a segunda etapa da nossa expansão que inclui Rio de Janeiro e Minas Gerais. Inicialmente, nosso foco será na região Sul de Minas, mas temos interesse em todo o Estado. Nós estamos moldados para pequenos bairros e municípios, com baixo custo operacional, e Minas Gerais tem um grande número de pequenas cidades que comportam uma operação da VestCasa. Isso nos traria um grande crescimento em número de unidades", diz.
A empresa fabrica ou importa seus próprios produtos. "Negociamos em grande quantidade então conseguimos preços mais acessíveis", afirma Yassin. Para manter os preços acessíveis aos consumidores das classes C e D, a VestCasa dispensa intermediários na hora de negociar com os franqueados. "Antes nós tínhamos distribuidoras que compravam nossos produtos e revendiam. Com isso, um produto que saía da indústria por R$ 10 chegava à ponta por R$ 30. Como hoje vendemos direto ao franqueado, ele acaba saindo para o consumidor final por R$ 20", explica.
O investimento na abertura de uma loja da rede fica em torno de R$ 150 mil, incluindo obra, taxa de franquia, estoque inicial e os custos dos processos burocráticos para a abertura da empresa. O faturamento mensal médio de uma franquia fica em torno de R$ 70 mil. Com isso, o retorno do valor investido se dá dentro de 18 a 24 meses. No momento, a empresa está à procura de parceiros para a abertura das franquias. "Nós buscamos franqueados operadores, que vão acompanhar de perto o dia a dia da loja", afirma Yassin.
Para ele, o mais interessante do modelo da VestCasa é o fato de ele se adaptar a pequenas cidades, a partir de 30 mil habitantes. "Dificilmente um município desse porte receberá uma grande magazine. Com isso, a população precisa se deslocar até cidades próximas para fazer as compras. A franquia da VestCasa é uma microoperação com estrutura de grande operação, pois disponibiliza aos habitantes dessa localidade a comodidade de ter produtos de cama, mesa, banho e decoração mais perto de casa", destaca.
Veículo: Diário do Comércio - MG