Batavo muda iogurte de copo e ganha mercado

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Nos últimos dois anos, a Batavo, a marca de laticínios da BRF - Brasil Foods, vem trabalhando para reposicionar sua linha de produtos. A tática é aproximar o consumidor, essencialmente urbano, da natureza através de alimentos com apelo saudável. Na categoria de iogurte em copos, a mudança trouxe aumento de vendas.

Para redesenhar os produtos, contemplando mudanças de sabor, receita e embalagem, a equipe de marketing estudou biomimética, que dito de modo simples é a imitação da vida. Essa ciência que procura aplicar soluções da natureza ao cotidiano do homem foi inspiradora para a marca.

Na prática, a Batavo - terceira marca no mercado de iogurtes, com 10,9% das vendas, atrás das multinacionais Danone e Nestlé - criou uma nova receita para os iogurtes da categoria "copos" (170 g) que usa dez vezes mais fruta e dispensa corantes artificiais e açúcar. As embalagens transparentes, apresentadas em dez versões, foram desenhadas com cores suaves. A fábrica de Carambeí, no Paraná, onde são produzidos os iogurtes, recebeu investimentos de R$ 40 milhões para aquisição e adaptação do máquinário.

Do relançamento, em abril, até setembro, a categoria "copos" cresceu, segundo a empresa, 3,4 pontos percentuais, alcançando 15,9% de participação nesta categoria. O mercado total de iogurtes faturou R$ 5 bilhões em 2011; e cresceu 2% em volume e 8,2% em valor nos últimos 12 meses, segundo a Nielsen. "Isso indica uma tendência de mercado de agregar valor com inovações", diz a gerente de marca e inovação da unidade de lácteos da BRF, Roberta Morelli.

O consumo per capita de iogurtes no Brasil é de 6,5kg/ano de iogurte. Na Holanda, o consumo chega a 41,9 kg/ano e na Argentina 9,2 kg/ano, segundo dados de 2011, da Euromonitor. Diante do potencial de crescimento do mercado, a Batavo se entusiasma. "Nossa meta é brigar pela vice liderança em iogurtes", diz Roberta.

Além de iogurtes, a empresa, entrou no mercado dos queijos tipo mozarela e prato. Esse mercado gira anualmente 7 mil toneladas e R$ 7 bilhões. Para 2013 estão previstos mais três lançamentos.

O faturamento líquido da BRF em 2011 foi de R$ 26 bilhões, sendo 90% relativos ao negócio de carnes, e 10% referentes aos produtos lácteos.



Veículo: Valor Econômico


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