Cosméticos de massa terão maior ritmo de expansão

Leia em 3min

O ritmo de crescimento das vendas de cosméticos premium foi superior ao de produtos de massa em 46 dos 80 países auditados pela Euromonitor International no ano passado. Apesar de haver um movimento de sofisticação do consumo, no médio prazo - até 2016 - a projeção é que o segmento de massa cresça acima do premium no mundo e na América Latina, segundo estimativas da empresa de pesquisa de mercado britânica. No mercado madura da América do Norte, os itens sofisticados vão avançar mais rápido.

"O mercado não está pronto para se deslocar para premium", diz Claire Moulin, analista setorial da Euromonitor, sobre a América Latina. A distinção entre produtos de massa e premium se dá pelas diferenças de preço e de posicionamento e distribuição dos rótulos. As principais marcas de produtos premium na América Latina são La Roche-Posay e Lancôme (ambas da L'Oréal), Carolina Herrera (Puig), Calvin Klein (Coty) e Christian Dior (LVMH). Lideram o mercado de massa as marcas Natura, Avon, L'Oréal Paris, Nivea e Rexona (Unilever), conforme a Euromonitor.

No mundo, a venda de produtos premium vai aumentar 14,6% entre 2011 e 2016, um pouco abaixo do crescimento de 15,7% previsto para os produtos de massa, de acordo com o estudo. Na América Latina, espera-se que os produtos de massa liderem o crescimento com uma alta de 29,5%, contra 27,7% de produtos premium. Na América do Norte, o mercado premium vai crescer 14,3%, mais que o dobro da previsão para os produtos de massa (6,6%).

O mercado premium é impulsionado por inovações como o uso de tecnologia de ponta, a oferta de produtos "verdes" e multifuncionais, a promessa de resultados profissionais em cosméticos de uso doméstico e a diversificação de canais de venda, de acordo com a analista.

Para Claire, existe uma grande oportunidade no Brasil para os cosméticos com múltiplas funções, como o "BB cream", que une base, "primer", hidratante e protetor solar no mesmo produto ou os hidratantes e maquiagens com protetor solar.

O Brasil é responsável por 58% das vendas de higiene e beleza da América Latina. O continente ultrapassou a América do Norte em 2011 e se tornou a terceira maior região em vendas de produtos de beleza no mundo, atrás de Europa e Ásia Pacífico. Os mercados que mais crescem são América Latina e Ásia.

Nos mercados emergentes, as categorias de cosméticos que impulsionam o setor são a de cuidados com a pele (principalmente com a agregação de tecnologia) e produtos para o cabelo (com o apelo de resultados profissionais). No Brasil, linhas de cuidados com o cabelo como a TRESemmé (Unilever) e a Wella ProSeries (Procter & Gamble) estão impulsionando a categoria.

Em relação aos canais de venda, Claire diz que "é preciso olhar para todos os lados e pensar em comércio eletrônico, farmácias, mercearias, supermercados". O varejo virtual era responsável por apenas 1% das vendas de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal em 2000 e, em 2011, passou a representar 3%. A expectativa é que em 2015 essa fatia seja 4%, principalmente com o crescimento nos mercados desenvolvidos e na China, conforme a Euromonitor.

Segundo Claire, as lojas de departamento estão perdendo terreno na América do Norte e na Europa Ocidental. "As lojas de departamento têm uma imagem antiquada. São como 'grandes elefantes', tentando inovar, mover-se", diz. Na região da Ásia e do Pacífico, esse tipo de loja vai melhor, diz a analista, porque as lojas têm um apelo de luxo.

Claire Moulin participou neste mês do Encontro Internacional de Inovação e Tecnologia realizado pelo Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, da Abihpec, em São Paulo.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Fundador da Netshoes e executivos da indústria farmacêutica criam Netfarma

Empresários e executivos da indústria farmacêutica se uniram à Márcio Kumruiam, criado...

Veja mais
Venda da Heinz cresce 33% no Brasil e 20% na China

A gigante americana do ketchup H. J. Heinz divulgou ontem os resultados de seu segundo trimestre fiscal, encerrado em 28...

Veja mais
Mineira Copacafé amplia investimentos em lácteos

Há dois anos, a Cooperativa dos Pecuaristas, Agricultores e Cafeicultores de Minas Gerais (Copacafé), inst...

Veja mais
Investimento em logística cria novo corredor para exportação

"A implantação de portos no norte, como os de Outeiro, Vila do Conde e Santarém, e do Terminal de G...

Veja mais
Mercado de perfume deverá seguir em expansão em 2013

Definitivamente, o mercado de perfumes nacional está cheirando cada vez melhor. O País é o campe&at...

Veja mais
Combustível pode ficar até 15% mais caro

Petrobras quer aumento de gasolina e diesel em 2013 para conseguir manter investimento e obras em andamentoAo contr&aacu...

Veja mais
Pepsico renova o “velhinho da Quaker” e busca os jovens

Larry, mais conhecido como “o velhinho da Quaker” vai aparecer diferente nas gôndolas dos supermercado...

Veja mais
Lojistas projetam expansão nas vendas de final de ano

Aumento da oferta de crédito e a estabilidade gerada pelos níveis de emprego influenciam a melhora das exp...

Veja mais
Lei prevê a criação de polo mineiro de produção de abacaxi

Minas é o terceiro maior Estado produtor de abacaxi do paísO aumento da produção de abacaxi ...

Veja mais