Empresários e executivos da indústria farmacêutica se uniram à Márcio Kumruiam, criador e presidente do site de venda de artigos esportivos Netshoes, para lançar a Netfarma, uma farmácia on-line.
A loja virtual começou a funcionar este mês com entregas em todo o Brasil, 100 funcionários e estoque de 20 mil produtos em um centro de distribuição em Barueri, em São Paulo.
Para José Roberto Corrales, diretor-presidente da companhia, a Netfarma não compete diretamente com o varejo tradicional, pois é um canal de vendas complementar. No entanto, a companhia disputa mercado com a operação virtual das grandes redes de farmácia.
A categoria de saúde, beleza e medicamentos é hoje a segunda em volume de vendas pela internet, de acordo com a consultoria e-bit, com 13% do total comercializado no primeiro semestre do ano. O segmento fica quase empatado com o de eletrodomésticos, primeiro colocado no ranking.
Para Corrales, a Netfarma tem a vantagem de ser uma varejista formatada para operar 100% on-line e de dispor do conhecimento de Márcio Kumruiam nesse modelo de negócio.
Corrales diz que os preços da Netfarma são bastante competitivos, mas que a experiência de compra é o grande diferencial da empresa. "Comodidade também é valor", afirma o executivo, ex-presidente da Bomi e Genomma Laboratories do Brasil.
Uma das vantagens da loja virtual em relação à uma unidade física é que não há limitação de espaço. "A nossa vitrine virtual se adequa ao perfil de acesso do cliente", informa Corrales. Com isso, a Netfarma sugere produtos e interage com o seu consumidor. Para a indústria, há o atrativo de poder lançar produtos em todo país, de forma rápida, acrescenta.
Por enquanto, a Netfarma oferece prazo de entrega de até quatro horas na cidade de São Paulo e em sua região metropolitana, mas o objetivo é estender esse tempo limite para todas as capitais o quanto antes. "Para isso, precisaremos de outros centros de distribuição", afirma o executivo. Para os demais municípios, a empresa entrega em um a dois dias, na modalidade de frete expresso, e em até sete dias, no frete regular (grátis em compras a partir de R$ 99).
A Netfarma foi formada de uma parceria entre cinco sócios. Fora Kumruiam, da Netshoes, a varejista reúne investimentos de Omilton Visconde Júnior, sócio-fundador da Biosintética Farmacêutica, vendida para o Grupo Aché, e da Segmenta Farmacêutica, vendida para o Grupo Eurofarma. Alexandre Panarello, presidente da Panpharma; Nelson Libbos, presidente da Teva Farmacêutica; e o advogado tributarista Sylvio César Afonso também entraram como sócios no negócio.
Veículo: Valor Econômico