Fundador da Netshoes e executivos da indústria farmacêutica criam Netfarma

Leia em 2min 10s

Empresários e executivos da indústria farmacêutica se uniram à Márcio Kumruiam, criador e presidente do site de venda de artigos esportivos Netshoes, para lançar a Netfarma, uma farmácia on-line.

A loja virtual começou a funcionar este mês com entregas em todo o Brasil, 100 funcionários e estoque de 20 mil produtos em um centro de distribuição em Barueri, em São Paulo.

Para José Roberto Corrales, diretor-presidente da companhia, a Netfarma não compete diretamente com o varejo tradicional, pois é um canal de vendas complementar. No entanto, a companhia disputa mercado com a operação virtual das grandes redes de farmácia.

A categoria de saúde, beleza e medicamentos é hoje a segunda em volume de vendas pela internet, de acordo com a consultoria e-bit, com 13% do total comercializado no primeiro semestre do ano. O segmento fica quase empatado com o de eletrodomésticos, primeiro colocado no ranking.

Para Corrales, a Netfarma tem a vantagem de ser uma varejista formatada para operar 100% on-line e de dispor do conhecimento de Márcio Kumruiam nesse modelo de negócio.

Corrales diz que os preços da Netfarma são bastante competitivos, mas que a experiência de compra é o grande diferencial da empresa. "Comodidade também é valor", afirma o executivo, ex-presidente da Bomi e Genomma Laboratories do Brasil.

Uma das vantagens da loja virtual em relação à uma unidade física é que não há limitação de espaço. "A nossa vitrine virtual se adequa ao perfil de acesso do cliente", informa Corrales. Com isso, a Netfarma sugere produtos e interage com o seu consumidor. Para a indústria, há o atrativo de poder lançar produtos em todo país, de forma rápida, acrescenta.

Por enquanto, a Netfarma oferece prazo de entrega de até quatro horas na cidade de São Paulo e em sua região metropolitana, mas o objetivo é estender esse tempo limite para todas as capitais o quanto antes. "Para isso, precisaremos de outros centros de distribuição", afirma o executivo. Para os demais municípios, a empresa entrega em um a dois dias, na modalidade de frete expresso, e em até sete dias, no frete regular (grátis em compras a partir de R$ 99).

A Netfarma foi formada de uma parceria entre cinco sócios. Fora Kumruiam, da Netshoes, a varejista reúne investimentos de Omilton Visconde Júnior, sócio-fundador da Biosintética Farmacêutica, vendida para o Grupo Aché, e da Segmenta Farmacêutica, vendida para o Grupo Eurofarma. Alexandre Panarello, presidente da Panpharma; Nelson Libbos, presidente da Teva Farmacêutica; e o advogado tributarista Sylvio César Afonso também entraram como sócios no negócio.



Veículo: Valor Econômico




Veja também

Cobertura de preço da concorrência amplia possibilidade de economia para o consumidor

A política de cobertura de preços em redes de varejo pode ser um trunfo para economizar na conta do superm...

Veja mais
Venda da Heinz cresce 33% no Brasil e 20% na China

A gigante americana do ketchup H. J. Heinz divulgou ontem os resultados de seu segundo trimestre fiscal, encerrado em 28...

Veja mais
Cosméticos de massa terão maior ritmo de expansão

O ritmo de crescimento das vendas de cosméticos premium foi superior ao de produtos de massa em 46 dos 80 pa&iacu...

Veja mais
Mineira Copacafé amplia investimentos em lácteos

Há dois anos, a Cooperativa dos Pecuaristas, Agricultores e Cafeicultores de Minas Gerais (Copacafé), inst...

Veja mais
Investimento em logística cria novo corredor para exportação

"A implantação de portos no norte, como os de Outeiro, Vila do Conde e Santarém, e do Terminal de G...

Veja mais
Mercado de perfume deverá seguir em expansão em 2013

Definitivamente, o mercado de perfumes nacional está cheirando cada vez melhor. O País é o campe&at...

Veja mais
Combustível pode ficar até 15% mais caro

Petrobras quer aumento de gasolina e diesel em 2013 para conseguir manter investimento e obras em andamentoAo contr&aacu...

Veja mais
Pepsico renova o “velhinho da Quaker” e busca os jovens

Larry, mais conhecido como “o velhinho da Quaker” vai aparecer diferente nas gôndolas dos supermercado...

Veja mais
Lojistas projetam expansão nas vendas de final de ano

Aumento da oferta de crédito e a estabilidade gerada pelos níveis de emprego influenciam a melhora das exp...

Veja mais