Black Friday nos EUA agora começa na quinta

Leia em 2min 30s

Dia de promoções mais importante do comércio americano virou 'questão de vida ou morte' para algumas redes, que estão adiantando as ofertas



A Black Friday já começou nos Estados Unidos. Principal data do ano para o comércio americano, em 2012 o evento não teve início na tradicional sexta-feira, mas ontem mesmo, Dia de Ação de Graças. Grandes redes de varejo, como Walmart, Target, Toys R Us e Sears, abriram as lojas oferecendo descontos.

A estratégia dessas redes não foi bem recebida por todo mundo. Se alguns consumidores agradecem a oportunidade de poder comprar com superdescontos um dia antes e evitar as enormes filas que se formam na Black Friday, os funcionários das redes e seus concorrentes reclamaram.

Os funcionários do Walmart estão fazendo vários protestos desde a semana passada. Além de reclamarem de baixos salários e aumento na contribuição do seguro saúde, eles reclamam de ter que trabalhar no Dia de Ação de Graças sem serem consultados e ainda sem ganhos atrativos, segundo comunicado do Making Change at Walmart, uma campanha para defender interesses dos funcionários patrocinada pelo sindicato dos trabalhadores do comércio e do setor de alimentos.

O objetivo dos funcionários do Walmart é fazer até amanhã mil protestos, que incluem greves em algumas lojas. O mais recente boletim do movimento, divulgado ontem, mostra que redes e centros de distribuição da Califórnia, Seattle, Dallas, Washington, Chicago, Miami, Oklahoma e outras cidades dos EUA aderiram aos protestos. O posicionamento oficial da rede é que esses protestos não vão atrapalhar as vendas e a estratégia do grupo para a Black Friday.

A Black Friday sempre ficou restrita ao horário comercial da sexta-feira, depois do Dia de Ação de Graças. Mas, recentemente, algumas lojas começaram a abrir as portas na madrugada da sexta-feira. No ano passado, algumas redes abriram à meia-noite ou até um pouco antes, no fim da noite do Dia de Ação de Graças. Em 2012, pela primeira vez, vão abrir na quinta-feira. A data chega a representar 10% do faturamento anual de algumas redes, diz o analista da Wyatt Investment Research, Jason Cimpl. "Para muitas varejistas, a Black Friday é uma questão de vida ou morte", comenta.

Algumas redes tradicionais não aderiram à estratégia de abrir as lojas na quinta-feira, por considerarem que quebra a tradição e aumenta o custo com funcionários. As varejistas J.C. Penney e Macy's, por exemplo, vão abrir só hoje. Algumas lojas na internet, como a da Apple, vão oferecer os descontos só a partir da 0h01 de hoje.

A expectativa é que as vendas na Black Friday batam recorde e superem US$ 12 bilhões. O crescimento de 7,7% das vendas no varejo americano na semana encerrada no último dia 17 (em comparação com o mesmo período de 2011) é mais um indicador de que o faturamento do comércio deve dar um salto esta semana, destaca um boletim da ShopperTrak, empresa especializada em dados do comércio americano.



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Atacadistas revisam previsões

Setor, que apostava em alta superior a 8% na receita, agora projeta expansão de 4%.Após registrar crescime...

Veja mais
No Brasil, vendas devem ultrapassar R$ 135 milhões

Trazido ao Brasil em 2010, o Black Friday pretende bater recorde de vendas, hoje, em sua terceira edição. ...

Veja mais
Eldorado começa a produzir celulose, mas enfrenta desafio da matéria-prima

Fábrica da J&F recebeu R$ 6,2 bilhões em investimentos e saiu no prazo, mas ainda não tem eucal...

Veja mais
Coteminas estuda a compra da marca Teka

Dona da Artex e Santista, Coteminas considera aquisição da marca TekaLíder no mercado brasileiro de...

Veja mais
Black Friday terá oferta até de camarão

Cópia de evento dos EUA, que chegou ao País em 2010 pelo e-commerce, ganha força em loja fís...

Veja mais
Brasanitas avalia aquisições e prevê dobrar de tamanho

Prestes a alcançar um faturamento de R$ 625 milhões, a empresa de limpeza e serviços Brasanitas pla...

Veja mais
Springs traça expansão com franquias

O crescimento da Springs, dona das marcas M. Martan, Artex, Santista e Casa Moysés, demandará baixo invest...

Veja mais
L’Oréal e P&G aderem ao 3D para a criação de novas embalagens

Software da Dassault Systèmes reduz tempo para desenvolver recipiente, além de simular exposiç&atil...

Veja mais
Black Friday on-line brasileiro pretende ser maior que o Natal

Evento de descontos deve movimentar recorde de R$ 135 mi e confirmar marca de principal dia de vendas da web do pa&iacut...

Veja mais