L’Oréal e P&G aderem ao 3D para a criação de novas embalagens

Leia em 2min 10s

Software da Dassault Systèmes reduz tempo para desenvolver recipiente, além de simular exposição do produto em prateleiras



Desenvolver uma embalagem sem a necessidade de fabricar dezenas de protótipos. Seja pela economia ou mesmo pela praticidade, essa ideia esteve presente na cabeça de muitos executivos ao longo dos anos. Com a evolução tecnológica, a possibilidade saiu do mundo das ideias e se tornou realidade para muitas empresas.

Grandes companhias de consumo, como L’Oréal e Procter & Gamble já utilizam a tecnologia de softwares 3D para a criação de embalagens e até mesmo para testar a disposição nos diferentes tipos de gôndolas de lojas, farmácias e supermercados.

“As empresas têm buscado esse tipo de solução, principalmente por conta da praticidade de fazer todo o processo digitalmente”, afirma Philippe Loeb, vice-presidente da área de sistemas para bens consumíveis da Dassault Systèmes, maior empresa do mundo no desenvolvimento de tecnologias de três dimensões.

A L’Oréal, um dos principais clientes da Dassault nessa área, utiliza os softwares da companhia para a criação de novas embalagens. Além do designem três dimensões, a empresa utiliza os programas de simulação para testar a resistência do material e a possibilidade de deformação decorrente do manuseio do produto. “Desde que passamos a adotar esse sistema, fizemos uma grande economia, não só de dinheiro, mas também de tempo. O processo de design fica muito mais otimizado quando você elimina a necessidade de criar protótipos físicos”, afirma Pierre Gardet, executivo da área de design da L’Oréal. Segundo ele, por ser tudo digital, é muito mais simples realizar alterações no projeto conforme pesquisas com os consumidores indicam essa necessidade.

“O nosso próximo grande desafio é aumentar ainda mais essa questão colaborativa, criando formas de colher ainda mais as opiniões dos varejistas e dos consumidores finais”, completa Gardet.

O ganho de eficiência também foi o fator que mais chamou atenção da Procter&Gamble ao adotar os sistemas desenvolvidos pela Dassault para a elaboração de novos produtos. Antes de adotar o design virtual, a empresa precisava cumprir separadamente etapas como a criação da embalagem e a concepção de comoo produto deve ficar nas gôndolas do varejo. Agora, todos os departamentos trabalham paralelamente no mesmo projeto.

“Além de ser muito mais prático, ganhamos velocidade. E isso é fundamental, porque uma companhia que não é rápida para inovar acaba não conseguindo inovar de fato”, afirma Nils Mueler, executivo do departamento de TI da companhia americana.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Black Friday on-line brasileiro pretende ser maior que o Natal

Evento de descontos deve movimentar recorde de R$ 135 mi e confirmar marca de principal dia de vendas da web do pa&iacut...

Veja mais
Após investir R$ 1 bi, Multiplan agora terá seu primeiro shopping no Nordeste

O consumo em alta vem estimulando a inauguração de novos empreendimentos em diferentes regiões O...

Veja mais
A força que vem do interior

Com a compra das operações paulistas e mineiras da Lojas Colombo, a Cybelar se torna um dos dez maiores va...

Veja mais
Lojistas encontram dificuldades para encontrar trabalhadores temporários

A praticamente um mês do Natal, os lojistas ainda encontram dificuldades para contratar temporários e est&a...

Veja mais
Banco do Brasil abre linha de crédito de R$ 500 milhões para financiar plantio de trigo

A partir de hoje, os produtores de trigo poderão pegar dinheiro emprestado no Banco do Brasil (BB) a fim de finan...

Veja mais
Azeite espanhol X azeite português

O azeite de oliva português, artigo de luxo no início da década de 1990 no Brasil, quando o Pa&iacut...

Veja mais
Prepare o bolso para as compras na terceira edição da Black Friday brasileira

O primeiro minuto de sexta-feira marca o início de 24 horas de ofertas na internet e em lojas físicasPrepa...

Veja mais
Samsung deve abrir loja em Porto Alegre em fevereiro de 2013

Até o final de 2012, marca terá 10 lojas operadas em parceria com varejistas no BrasilA coreana Samsung j&...

Veja mais
Megaliquidação vai tomar conta da internet na sexta-feira

Site concentra ofertas de cerca de 300 lojas virtuais durante 24 horas, com descontos de até 75% Inspirada na me...

Veja mais