Software da Dassault Systèmes reduz tempo para desenvolver recipiente, além de simular exposição do produto em prateleiras
Desenvolver uma embalagem sem a necessidade de fabricar dezenas de protótipos. Seja pela economia ou mesmo pela praticidade, essa ideia esteve presente na cabeça de muitos executivos ao longo dos anos. Com a evolução tecnológica, a possibilidade saiu do mundo das ideias e se tornou realidade para muitas empresas.
Grandes companhias de consumo, como L’Oréal e Procter & Gamble já utilizam a tecnologia de softwares 3D para a criação de embalagens e até mesmo para testar a disposição nos diferentes tipos de gôndolas de lojas, farmácias e supermercados.
“As empresas têm buscado esse tipo de solução, principalmente por conta da praticidade de fazer todo o processo digitalmente”, afirma Philippe Loeb, vice-presidente da área de sistemas para bens consumíveis da Dassault Systèmes, maior empresa do mundo no desenvolvimento de tecnologias de três dimensões.
A L’Oréal, um dos principais clientes da Dassault nessa área, utiliza os softwares da companhia para a criação de novas embalagens. Além do designem três dimensões, a empresa utiliza os programas de simulação para testar a resistência do material e a possibilidade de deformação decorrente do manuseio do produto. “Desde que passamos a adotar esse sistema, fizemos uma grande economia, não só de dinheiro, mas também de tempo. O processo de design fica muito mais otimizado quando você elimina a necessidade de criar protótipos físicos”, afirma Pierre Gardet, executivo da área de design da L’Oréal. Segundo ele, por ser tudo digital, é muito mais simples realizar alterações no projeto conforme pesquisas com os consumidores indicam essa necessidade.
“O nosso próximo grande desafio é aumentar ainda mais essa questão colaborativa, criando formas de colher ainda mais as opiniões dos varejistas e dos consumidores finais”, completa Gardet.
O ganho de eficiência também foi o fator que mais chamou atenção da Procter&Gamble ao adotar os sistemas desenvolvidos pela Dassault para a elaboração de novos produtos. Antes de adotar o design virtual, a empresa precisava cumprir separadamente etapas como a criação da embalagem e a concepção de comoo produto deve ficar nas gôndolas do varejo. Agora, todos os departamentos trabalham paralelamente no mesmo projeto.
“Além de ser muito mais prático, ganhamos velocidade. E isso é fundamental, porque uma companhia que não é rápida para inovar acaba não conseguindo inovar de fato”, afirma Nils Mueler, executivo do departamento de TI da companhia americana.
Veículo: Brasil Econômico