Prepare o bolso para as compras na terceira edição da Black Friday brasileira

Leia em 4min

O primeiro minuto de sexta-feira marca o início de 24 horas de ofertas na internet e em lojas físicas


Preparem os bolsos. Tradicional nos Estados Unidos, a super liquidação de 24 horas Black Friday acontece também no Brasil. Por aqui, as compras vão ser online e começam nesta quinta-feira à meia-noite. As mais de 300 lojas virtuais participantes estão prometendo descontos de até 75%.

No Brasil, a Black Friday (sexta-feira negra, em português) começou em 2010 com a iniciativa do site Busque Descontos. Em 2011, a ação quebrou recordes. O site de pesquisa sobre a internet e-bit registrou 237 mil vendas, o maior número da história do comércio online brasileiro em um único dia.

Para esse ano, o Busque Descontos espera movimentar R$ 135 milhões, 35% a mais do que do que a ação no ano passado.

O CEO do Busque Descontos, Pedro Eugênio, acredita que os campeões em venda, em 2012, serão eletrônicos, eletrodomésticos e as ofertas inéditas de passagens aéreas e pacotes de viagem. A entrada da TAM é uma das principais novidades deste ano.

As ferramentas de proteção ao consumidor, que combatem os descontos falsos, feita pela Busque Descontos em parceria com uma empresa de pesquisa de preços, também é novidade. Durante a Black Friday, cerca de 40 pessoas vão monitorar as ofertas e excluir aquelas que receberam o desconto sobre um preço mais elevado.

O site lançou o selo Oferta Black Friday, que vai acompanhar aquelas promoções que realmente valem a pena. Caso o consumidor perceba que está sendo enganado, ele poderá clicar no botão "denuncie" e avisar sobre o problema. Se ele ficar comprovado, a oferta sairá do ar. Pedro Eugênio recomenda, ainda, que os consumidores façam uma listinha de compras para evitar o consumo compulsivo diante de tantas ofertas.

A presidente da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês Dolci, lembra que o final do ano é um período de muitos gastos. E que o ideal é aproveitar a primeira parcela do décimo-terceiro salário para, primeiro, quitar as dívidas. Ela recomenda, além disso, conferir com cuidado as especificações da mercadoria, principalmente eletrônicos.

— Outra preocupação deve ser com a entrega. Nessa época do ano, as lojas online estão com muitos pedidos e podem desrespeitar a data definida em contrato. Se isso acontecer, o consumidor pode acertar uma nova data ou cancelar a compra — explicou.

Participam da Black Friday lojas como Apple, Walmart, Magazine Luiza, Netshoes, Centauro, Casas Bahia e Ponto Frio. A catarinense Imaginarium também entrou para a ação. Segundo o gerente de marketing da marca, Gilberto Carvalho, quatro linhas de produtos estarão em oferta.

Os amplificadores iDog e iPanda, de R$ 449, serão vendidos por R$ 299. As almofadas massageadoras, de R$ 99,99 por R$ 49,90. Todos os porta-retratos estarão por R$ 19,90 e os itens diversos para presente a R$ 9,90. As lojas físicas da marca também vão liquidar.

 

Serviço

Quando: A partir da meia-noite de quinta-feira

Onde: O site www.blackfriday.com.br concentra todas as ofertas das lojas participantes


ENTREVISTA - Pedro Eugênio, organizador do Black Friday Brasil

Em 2010, Pedro Eugênio, CEO (diretor executivo) do site Busque Descontos, trouxe dos Estados Unidos o modelo da Black Friday para e-commerce. A ideia deu tão certo que, este ano, 300 lojas brasileiras vão participar da data.

Diário Catarinense — Como funcionará a data neste ano?
Pedro Eugênio — À meia-noite de quinta para sexta-feira, o site www.blackfriday.com.br estará atualizado com todas as ofertas disponíveis. Todos os produtos da liquidação entram de um só vez, à meia-noite. Quando o consumidor clicar na oferta, ele será direcionado para o site da loja, onde vai finalizar a compra.

DC — Quais são os melhores horários para fazer as compras?
Pedro Eugênio — Recomendamos evitar as duas primeiras horas da Black Friday. Então, os melhores horários são a partir das 2h da manhã de sexta e durante o dia. Nós nos preparamos muito para evitar problemas no sistema. O site consegue receber 50 mil acessos ao mesmo tempo.

DC — Foi o Busque Descontos que lançou a data no Brasil?
Pedro Eugênio — Sim. O Busque Descontos foi fundado em 2006. Em 2009, participei, como consumidor, da Black Friday dos EUA. Achei aquele modelo muito bacana e pensei que ele poderia dar certo no Brasil. A tendência por aqui agora é, como aconteceu nos EUA, que as lojas comecem a fazer essa liquidação em suas unidades físicas. No primeiro ano de Black Friday online aqui, nenhuma loja fez isso. Em 2011, o Extra lançou a liquidação em suas lojas. Nesse ano, há pelo menos cinco marcas que vão levar o mesmo nas lojas físicas.



Veículo: Diário Catarinense


Veja também

Banco do Brasil abre linha de crédito de R$ 500 milhões para financiar plantio de trigo

A partir de hoje, os produtores de trigo poderão pegar dinheiro emprestado no Banco do Brasil (BB) a fim de finan...

Veja mais
Azeite espanhol X azeite português

O azeite de oliva português, artigo de luxo no início da década de 1990 no Brasil, quando o Pa&iacut...

Veja mais
Samsung deve abrir loja em Porto Alegre em fevereiro de 2013

Até o final de 2012, marca terá 10 lojas operadas em parceria com varejistas no BrasilA coreana Samsung j&...

Veja mais
Megaliquidação vai tomar conta da internet na sexta-feira

Site concentra ofertas de cerca de 300 lojas virtuais durante 24 horas, com descontos de até 75% Inspirada na me...

Veja mais
Primeiro SIMBRACS reunirá setor público e privado no dia 28, em Brasília

Durante evento, o superintendente da Abras, Tiaraju Pires, fará a moderação do painel sobre etiquet...

Veja mais
Cobertura de preço da concorrência amplia possibilidade de economia para o consumidor

A política de cobertura de preços em redes de varejo pode ser um trunfo para economizar na conta do superm...

Veja mais
Fundador da Netshoes e executivos da indústria farmacêutica criam Netfarma

Empresários e executivos da indústria farmacêutica se uniram à Márcio Kumruiam, criado...

Veja mais
Venda da Heinz cresce 33% no Brasil e 20% na China

A gigante americana do ketchup H. J. Heinz divulgou ontem os resultados de seu segundo trimestre fiscal, encerrado em 28...

Veja mais
Cosméticos de massa terão maior ritmo de expansão

O ritmo de crescimento das vendas de cosméticos premium foi superior ao de produtos de massa em 46 dos 80 pa&iacu...

Veja mais