O consumo em alta vem estimulando a inauguração de novos empreendimentos em diferentes regiões
O crescimento do varejo e das vendas a crédito são alguns dos vetores que impulsionam os investimentos da Multiplan. Nos nove primeiros meses de 2012, a empresa tem investimentos de R$ 1 bilhão em novos empreendimentos. No dia 17 de outubro foi inaugurado o Jundiaí Shopping e no dia 27 de novembro será aberta a sexta expansão do shopping da Multiplan em Ribeirão Preto. Um dia depois, é a vez da inauguração do Park Shopping, em Campo Grande, zona oeste do Rio. No dia três de dezembro, é a vez da abertura do Village Mall, shopping de luxo na Barra da Tijuca onde há especulações de que será inaugurada a primeira Apple Store do país.
“Até o dia três de dezembro vamos ampliar em 25,7% nossa área bruta locável com os novos empreendimentos. Os investimentos de R$ 1 bilhão são recorde. Nunca fizemos algo deste porte em um ano”, diz o vicepresidente e diretor de Relações com Investidores da Multiplan, Armando D´Almeida. “Dos 18 shoppings que fazem parte do portifólio da empresa, 16 foram feitos do zero e isso mostra nosso DNA como desenvolvedores. Nossas taxas de ocupação nas lojas tem sido elevada.”
O aumento de 14,7% na locação de lojas se deve aos novos espaços que surgem a partir das inaugurações e expansões e também ao aumento do aluguel das lojas, por conta das boas vendas dos lojistas. O consumo da nova classe média ajuda a impulsionar as vendas e apesar de os shoppings da Multiplan em sua maioria estarem voltados para as classes A e B, D´Almeida afirma que, por serem regionais, atendem a todas as camadas.
Para 2013, a empresa já prepara a inauguração de mais um shopping, desta vez em Maceió. Será a primeira experiência da Multiplan no Nordeste, em parceria com outra empresa do setor, a Aliansce Shopping Centers, e a inauguração está prevista para o terceiro trimestre do ano que vem.
“Também vamos inaugurar no segundo trimestre de 2013 torres comerciais em frente ao Morumbi Shopping, em São Paulo, além de expansões no Ribeirão Shopping”, enumera o executivo da Multiplan. Para financiar os projetos que entrarão em operação este ano e no ano que vem, parte dos recursos da Multiplan saíram do caixa da empresa e parte de bancos.
Veículo: Brasil Econômico