Dados foram divulgados pela GfK que realizou auditoria nacional em 71 categorias de produtos
A situação econômica favorável da classe C, a facilidade de acesso ao crédito e os incentivos fiscais do governo federal para aquisição de vários produtos eletroeletrônicos (Lei do Bem) contribuíram - a despeito do aumento da inadimplência - para que o faturamento do setor saltasse de R$ 53,4 bi entre janeiro e agosto de 2011 para R$ 54,3 bi no acumulado do mesmo período de 2012. Os números são da GfK - quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo - que avaliou 71 categorias de produtos no Brasil. A análise mostra que o consumo na região Nordeste foi o que mais cresceu.
O estudo revelou ainda que as vendas no canal generalista - que inclui lojas de departamentos e hipermercados, entre outros - cresceram 28,4% enquanto houve queda de -4,2% no faturamento de lojas especializadas (que contempla as lojas de Eletrônicos, Telecom, Foto e Informática). Além da Linha Branca, no canal generalista também se verifica uma evolução expressiva nas Linhas de Portáteis, Telecom e Linha Marrom, esta por sua vez permanece com a maior importância no faturamento dentre as Linhas de Produto, 26,5%.
"O aumento de R$ 0,9 bi no faturamento do segmento está relacionado, principalmente, à redução do IPI para a linha branca. Esse, sem dúvida, foi um grande impulsionador das vendas. Em 2012, a linha branca aumentou o seu faturamento em 13,1%, enquanto que a evolução média das demais Linhas de Produto foi de 1,7%, sendo que no canal Generalistas o crescimento de Linha Branca chegou a 55,6% mais da metade do total", ressalta a gerente de Negócios para Varejo da GfK, Simone Aguiar, completando que o consumidor buscou um produto mais premium, com características técnicas mais aprimoradas. Um exemplo são os refrigeradores de duas portas que dominam a preferência do consumidor passando de 36% em 2011 para 41% das vendas em 2012.
Os maiores percentuais de aumento no faturamento foram apresentados nas categorias: Consoles de Videogames (126,8%); Tablets (122%); TV LED sem 3D (79,6%); Multiprocessadores (78,2%); Máquina de Cortar Cabelo (72%). Destaca-se também o crescimento expressivo em smartphones (45%).
Fonte: Assessoria de Comunicação da GfK