Sabor em Queijo se expande

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Indústria mineira investe em uma nova unidade fabril


Há quase 11 anos no mercado, a Sabor em Queijo aposta no sabor dos quitutes mineiros para conquistar o mercado. Os palitos de queijo em três sabores que a marca já colocou nas gôndolas podem ser encontrados nos principais supermercados de Minas Gerais e agora também de São Paulo. Para sustentar essa expansão dos negócios, a empresa está investindo em uma nova unidade fabril que está sendo instalada no Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O valor do aporte deve chegar a R$ 2 milhões e a mudança para o local deve ocorrer em abril de 2013.

A sócia-proprietária da Sabor em Queijo, Ana Luísa Guimarães, explica que os produtos da empresa já estão no mercado paulistano há mais de um ano por meio da Casa Santa Luzia, empório gourmet instalado em São Paulo. "Nós entramos no mix da Casa Santa Luzia de forma bastante cautelosa para estudar a aceitação dos clientes ao produto e percebemos que se houver qualidade e o preço não for abusivo os paulistanos vão consumir", afirma. Com essa expansão a empresa deve fechar 2012 com crescimento de 36% nas vendas com relação ao exercício passado.

Depois da experiência com o empório, a fábrica já fechou parceria também com a rede de supermercados Marche e Mambo e está em negociação com mais duas redes de Belo Horizonte que atuam na capital paulista para que elas revendam o produto naquela cidade. Na capital mineira os produtos da Sabor em Queijo podem ser encontrados em supermercados como Carrefour, Extra, Mart Plus e Super Nosso.

"Nós temos que tomar cuidado porque ainda estamos operando no limite da nossa capacidade. Hoje, fabricamos 1,3 mil caixas de palitos de queijo por mês", diz. Com a mudança para a nova planta, que deve ocorrer em abril do ano que vem, a empresa irá aumentar em 30% sua produção. Isso deve ocorrer até julho. Até outubro a meta é que o volume de produção já tenha crescido 60%. A Sabor em Queijo deve investir cerca de R$ 2 milhões na nova fábrica, incluindo equipamentos e imóvel. Atualmente, a fábrica da empresa está instalada no bairro Cruzeiro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

As embalagens dos produtos da Sabor em Queijo são de 350 e 230 gramas e eles são vendidos congelados. Os palitos de queijo podem ser encontrados em três sabores: Paliqueijo (tradicional), Palitom (tomate seco e ervas) e Palipizza (presunto, orégano e cebola). Outros dois sabores estão em fase de testes e serão colocados no mercado em breve: Paliervas (ervas) e Palisame (salame italiano). A receita original dos palitos de queijo da empresa é da família do marido de Ana Luísa Guimarães, que é da cidade de Ressaquinha, na região Central de Minas Gerais.

Padrão - "A família dele já é conhecida há muitos anos na cidade pelos quitutes deliciosos que faz e o palito de queijo é o principal deles. Então, há alguns anos nós decidimos comercializar. A principal dificuldade é manter a produção o mais próxima possível de como ele era feito inicialmente, que era de uma maneira extremamente artesanal. Para manter esse padrão nós precisamos escolher um nicho de mercado, pois é um produto caro, já que a consistência da massa é feita com queijo canastra", afirma.

Ela considera que a experiência com o produto no mercado de Belo Horizonte foi muito importante para a empresa. "Antes de expandir para outros estados nós testamos o produto na capital mineira, que é considerado um mercado extremamente exigente e isso nos deu segurança para buscar outros mercados", observa. "O mineiro é fiel à marca quando ela tem certa constância no mercado. Ele não é de experimentar coisas novas, mas quando experimenta se torna fiel, por isso somos muito exigentes com a qualidade do nosso produto", completa.

Ainda segundo Ana Luísa Guimarães, a qualidade não está apenas no processo produtivo, mas também na forma como o produto será exposto no ponto de venda. "Por isso temos que nos preocupar em treinar nosso pessoal e manter um maquinário adequado, mas também temos que estar atentos à frota que irá fazer o transporte dos produtos e ao modo como ele será exposto nos supermercados para garantir que ele chegue ao consumidor final da mesma forma que sai da fábrica", conclui.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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